(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MDIC confirma que Temer assinará atos do Rota 2030 às 18h


postado em 05/07/2018 18:06

Brasília, 05 - O Ministério da Indústria e Comércio Exterior (Mdic) confirmou que o presidente Michel Temer assinará às 18h os atos que criam o Rota 2030, novo regime com benefícios tributários para o setor automotivo, como antecipou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, mais cedo.

A assinatura ocorrerá no gabinete do presidente, após reunião com representantes do setor. O ministro do MDIC, Marcos Jorge, e representantes do setor falarão com a imprensa após a assinatura.

Na terça-feira, o Broadcast antecipou que o anúncio ocorreria nesta semana. O governo corre contra o tempo para anunciar o programa por causa da legislação eleitoral. Há o entendimento de que, a partir do dia 7 de julho, o governo não poderá lançar novos programas do tipo, porque isso poderia ser interpretado como propaganda, o que não é permitido pela lei.

Segundo o Broadcast apurou, o programa devolverá por ano até R$ 1,5 bilhão em créditos tributários para as empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento, o que valerá a partir do próximo ano. Como informou o Estadão/Broadcast no mês passado, as montadoras terão de investir um porcentual mínimo do faturamento anual para ter acesso aos incentivos tributários, que será de 0,8% do faturamento a partir deste ano e aumentará gradativamente até chegar a 1,2% em 2022.

As empresas terão prazo de até 15 anos para o abatimento. O porcentual descontado poderá ser maior se o investimento for feito em áreas consideradas estratégicas pelo governo, como propulsão, conectividade, big data e inteligência artificial.

De imediato, o governo vai reduzir apenas o IPI de carros híbridos e elétricos. A alíquota cairá de 25% para um intervalo de 7% a 18%. Haverá ainda a previsão de redução da alíquota do IPI de carros comuns que atingirem metas de eficiência energética a partir de 2022, em porcentuais que ainda estavam em discussão.

O governo vai enviar também um projeto de lei para atender a pleito das fabricantes de carros de luxo. As montadoras reclamavam que tinham um passivo de cerca de R$ 300 milhões em créditos tributários que não foram contemplados pelo Inovar-Auto, programa automotivo anterior que foi encerrado em dezembro. O projeto dará cinco anos para essas empresas abaterem os créditos tributários dos últimos anos.

O programa vai prever também que montadoras e importadores que venderem carros fora de um padrão mínimo de segurança e eficiência energética paguem multa de 20% da receita da venda. Nos primeiros anos, valerão as regras atualmente em vigor, que são as mesmas do Inovar Auto.

A partir de 2022, as empresas terão que cumprir exigências mais rígidas, com a redução de emissões de 10% a 12% sobre os índices atuais e a previsão de que metade dos carros produzidos tenham equipamentos de segurança que só seriam obrigatórios em 2030, como câmeras de marcha à ré, aviso de cinto não afivelado, controle eletrônico de estabilidade e travas para cadeirinhas infantis.

(Lorenna Rodrigues)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)