(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento em conta de luz da Cemig será de 23,19%, define Aneel

Os novos valores tarifários valerão a partir da semana que vem, entrando em vigor no dia 28 de maio


postado em 22/05/2018 10:53 / atualizado em 22/05/2018 16:58

O aumento na conta de luz vale a partir da próxima segunda-feira(foto: Marcos Vieira)
O aumento na conta de luz vale a partir da próxima segunda-feira (foto: Marcos Vieira)

O reajuste médio na conta de luz dos mineiros será de 23,19%. Os percentuais foram aprovados na manhã desta terça-feira (22) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, 28 de maio.

Segundo a Aneel, os percentuais de aumento na conta de energia vão variar de 18,53%, para consumidores residenciais com baixa renda, a 35,56%, no caso das indústrias.

Veja os percentuais aprovados:


A Cemig atende a 8,3 milhões de unidades consumidoras em 774 municípios mineiros. A expectativa da empresa, como mostrou o Estado de Minas, era de um reajuste médio de 25%.

O aumento ocorre por causa da revisão tarifária periódica, feita a cada cinco anos. De acordo com a Aneel, a revisão tarifária periódica "reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos".

Segundo o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ronaldo Gomes de Abreu, as novas tarifas são necessárias por causa do custo da energia do país, agravado pela estiagem e os baixos níveis dos reservatórios. Em dezembro passado, eles atingiram a marca de 20%, a mais baixa da história, o que levou levou ao acionamento das termoelétricas, que fornece energia mais cara.

A Cemig teve um lucro líquido de R$ 465 milhões no primeiro trimestre de 2018 – um crescimento de 35,9% em relação aos R$ 343 milhões registrados no primeiro trimestre de 2017.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)