(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fora da Caixa: trabalho aos 50 anos

Mais do que nunca, é preciso inserir a faixa etária dos 'enta', pessoas com idade a partir dos 40, no ecossistema de inovação, apresentando a tecnologia não como uma barreira, mas sim como uma oportunidade de emprego e renda


postado em 05/05/2018 06:00 / atualizado em 05/05/2018 09:42


A população brasileira com idade entre 50 e 60 anos saltará de 23,8 milhões em 2020 para 32,4 milhões em 2040, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta mesma base de comparação, aqueles entre 60 e 70 anos passarão de 16,5 milhões para 25,2 milhões. Estamos falando de um contingente adicional de 17,3 milhões de trabalhadores maduros no mercado de trabalho nas próximas duas décadas. É bem mais do que a soma de todos os desempregados hoje no Brasil, de todas as idades: 13,7 milhões.


Mais do que nunca, é preciso inserir a faixa etária dos “enta”, pessoas com idade a partir dos 40, no ecossistema de inovação, apresentando a tecnologia não como uma barreira, mas sim como uma oportunidade de emprego e renda.

Google, Booking, Airbnb, Uber, Waze, WhatsApp, Facebook, Instagram, Spotify, Netflix, Nubank… Se todas essas empresas surgiram em menos de 20 anos, imagina o que poderia acontecer nos próximos 20? Bom, nem é mais possível imaginar, já que a velocidade das transformações na era digital, diferentemente da era industrial, é exponencial. O futurista norte-americano Peter Diamandis afirma que veremos mais progressos na próxima década do que foi apresentado no último século. Portanto, as possibilidades serão muitas para quem estiver aberto a novidades.

Para maduros 1
A startup MaturiJobs criou uma plataforma que conecta pessoas acima de 50 anos com oportunidades de trabalho, seja no mundo corporativo ou não. Hoje, são 78 mil brasileiros cadastrados. Desde a sua criação, há dois anos, cerca de 670 empresas já usaram a ferramenta, 900 vagas foram publicadas e 400 profissionais contratados. “Também damos suporte para quem quer se segurar sozinho, com ações voltadas para autônomos e empreendedores”, afirma Mórris Litvak Jr, CEO e responsável pela tecnologia.

Para maduros 2
Em parceria com a Escola de Livre Aprendizado (ELA), o MaturiJobs realiza encontro aberto em Belo Horizonte, na quinta-feira, para quem quer conhecer outros profissionais maduros dispostos a fazer negócios, se atualizar, criar parcerias e conexões. Será no P7 Criativo (Av. Afonso Pena, 4.000), entre as 18h e as 21h30. Inscrições no site bit.ly/3EncontroMJBH. Valor: R$ 30. Mais informações em www.maturijobs.com.

"Não podemos mudar aquilo que não reconhecemos a existência. As portas de vidro são as barreiras invisíveis que afastam as mulheres da tecnologia. A conscientização sobre isso é o primeiro passo para mudar o futuro das mulheres nesse setor"

 

(foto: Ciranda Morais/Divulgação )
(foto: Ciranda Morais/Divulgação )
 

A afirmação é de Ciranda Morais, que apresentou nesta semana a She’s Tech, movimento iniciado em Belo Horizonte que visa fortalecer a presença feminina no setor de tecnologia, no palco do Tech SuperWomen Summit, em São Francisco, na Califórnia, Vale do Silício.

A caminho de Londres
O Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido (DIT, na sigla em inglês) organiza missão para empresas de tecnologia da América Latina participarem da London Tech Week, entre 11 e 17 de junho. O representante do DIT em BH, o cônsul Thomas Nemes, está determinado em aumentar o número de empresas mineiras em solo britânico. Em parceria com o escritório de advocacia Nabas International Lawyers, fundado e dirigido pela brasileira Vitória Nabas, referência em imigração e negócios para a comunidade brasileira na região, promoverá encontros paralelos de networking no país.

 

 

 

Inscrições em https://lnkd.in/dW_4PmA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)