(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Engrossa campanha contra grandes voos no Aeroporto da Pampulha

Entidades empresariais criam Movimento Decole Minas! em favor do terminal da Grande BH e surge novo processo judicial


postado em 14/12/2017 06:00 / atualizado em 09/01/2018 14:18

Moradores de bairros vizinhos ao aeroporto da Pampulha já haviam questionado autorização dada pelo governo federal para a volta de aviões de (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 5/5/15)
Moradores de bairros vizinhos ao aeroporto da Pampulha já haviam questionado autorização dada pelo governo federal para a volta de aviões de (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 5/5/15)

Mais um movimento entrou, nessa quarta-feira (13), na polêmica discussão sobre o retorno dos voos de grande porte ao Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, mais conhecido como Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Entidades representativas dos setores de turismo, comércio, restaurantes e eventos, entre outros, lançaram, em BH, o Movimento Decole Minas!, com o objetivo de defender as operações do Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana, como fundamentais para o desenvolvimento do estado.

Nesta semana, associações de moradores de quatro bairros do entorno do terminal da Pampulha acionaram a Justiça federal, por meio de Ação Civil Pública, para tentar barrar a volta das aeronaves de grande porte.

Para as entidades que integram a nova campanha, o mercado de atuação dos dois aeroportos é o mesmo e isso vai prejudicar o terminal de Confins com suas conexões. “Concentrar passageiros em um mesmo aeroporto é essencial para atrair novos voos nacionais e internacionais.

Com a Pampulha, o mineiro vai perder conectividade e transferir o potencial de desenvolvimento econômico e social de Minas para outros estados”, afirmou Diogo Paixão, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais.

Na mesma linha, o presidente do Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau, Jair Aguiar Neto, afirmou que a decisão do Ministério dos Transportes foi “equivocada”. “O Movimento surgiu a partir de reuniões realizadas depois da publicação da portaria 911, do Ministério dos Transportes, que autorizou a retomada de voos na Pampulha”, explicou. Ainda segundo ele, a decisão prejudica os planos das empresas da capital de consolidar a cidade como destino turístico.

O diretor da Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte (Avnorte), Vinicius Cavalcanti, anunciou que a entidade ajuizou na terça-feira ação civil pública contra a União e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), argumentando que a Portaria 911, que libera voos comerciais de grande porte na Pampulha contém vícios de ilegalidade e de desvio de finalidade. Com isso, ele se junta aos moradores da região que também acionaram a Justiça para tratar do tema.

A Associação Comunitária dos Bairros Jardim Atlântico e Santa Amélia e a Associação Pro-Civitas dos Bairros São Luiz e São José argumentam que a decisão da União, tomada por meio do Conselho de Aviação Civil (Conac) e do Ministério dos Transportes, coloca em risco a população que vive próximo do terminal devido à falta de infraestrutura e segurança do local. Os moradores pedem antecipação de tutela para que o processo seja suspenso até que haja definição de mérito.

Economia abalada

Os moradores também representaram junto ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal questionando os impactos, especialmente o ambiental, e também a ausência de consulta pública sobre o tema. A retomada dos voos também é alvo de críticas de um grupo de prefeitos, empresários e veraeadores de 13 municípios vizinhos ao aeroporto de Confins que alegam que a medida trará prejuízo econômico para as cidades com a diminuição dos voos naquele terminal.


A medida também é contestada na Justiça pela BH Airport, empresa que detém a concessão da operação de Confins. O senador Antônio Anastasia (PSDB) também tomou partido e pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que anule os efeitos da portaria do Ministério dos Transportes, que autorizou o retorno dos voos. O TCU ainda não se manifestou.

De acordo com a Anac, o terminal da Pampulha tem capacidade para embarcar 300 passageiros e desembarcar 360 passageiros por hora. Há 11 posições de estacionamento de aeronaves em voos comerciais, sendo quatro para aeronaves de maior porte, como Airbus 319 ou o Boeing 737.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)