(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Associação de moradores promete reagir contra retomada de voos na Pampulha

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira autoriza operação de voos de grande porte no aeroporto. Proposta é considerada 'indecente e imoral'


postado em 25/10/2017 15:22 / atualizado em 25/10/2017 15:28

Atualmente, operam na Pampulha ape­nas aeronaves de pe­que­no por­te(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Atualmente, operam na Pampulha ape­nas aeronaves de pe­que­no por­te (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

Supreendidos pela portaria do governo federal, integrantes da Associação dos Moradores do São Luiz e São José (ProCivitas) estudam mecanismos judiciais para revogar o texto. De acordo com Carlos Conrado, membro do grupo, a decisão é “indecente e imoral”.


“O aeroporto não poderia ser liberado nas condições atuais. Estão trocando o computador por uma máquina de escrever”, afirmou Conrado, que é piloto especialista em segurança de voos.

O grupo tem um trabalho atuante contra a volta dos voos de grande porte para a Pampulha, e em fevereiro do ano passado encaminhou um documento ao Ministério Público Estadual pedindo uma intervenção da Promotoria do Meio Ambiente. No entanto, segundo Carlos Conrado, nada foi feito ainda.

Segundo ele, a estrutura do Aeroporto da Pampulha não deixa dúvidas da inviabilidade da operação dos voos de grande porte: o local é sujeito a alagamentos, o pátio é restrito, há uma pista úndica e a estação de passageiros é pequena.

“Além disso o trânsito na região é caótico e só vai piorar se movimentarem o aeroporto”, argumentou, completando ainda sobre a poluição sonora e risco de acidentes em uma área predominantemente residencial.

Atual­men­te, operam no ae­ro­por­to ape­nas voos com aviões de pe­que­no por­te, tra­je­tos em sua maio­ria re­gio­nais. Em agos­to do ano pas­sa­do, foi im­ple­men­ta­do o Pro­je­to de In­te­gra­ção Aé­rea Re­gio­nal (Pir­ma), com voos que li­gam 17 mu­ni­cí­pios mi­nei­ros a Be­lo Ho­ri­zon­te, por meio de ae­ro­na­ves de pe­que­no por­te.

O pro­je­to foi lan­ça­do pe­la Com­pa­nhia de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co de Mi­nas Ge­rais (Co­de­mig) e pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Trans­por­tes e Obras Pú­bli­cas (Se­top), pa­ra au­men­tar o mo­vi­men­to do ter­mi­nal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)