(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia sem impostos será comemorado em BH com desconto em gasolina e outros produtos

O protesto é organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH)


postado em 31/05/2017 17:11 / atualizado em 31/05/2017 18:08

Que o Brasil tem a carga de juros muito elevada não é segredo para ninguém, pelo contrário, mas no cotidiano, por vezes, a gente acaba não percebendo o tanto que isso impacta no preço dos produtos. Quer fazer o exercício? Nesta quinta-feira será comemorada a 11ª edição do Dia de Liberdade de Impostos (DLI) e alguns estabelecimentos vão comercializar os produtos com até 80% de desconto. O percentual corresponde a carga tributária que se aplica sobre o item.

Em Belo Horizonte, os produtos participantes vão de peças para automóveis a produtos de petshops. Participam lojas menores e até shoppings. A data é escolhida porque marca o dia em que os brasileiros passam a trabalhar para sustento próprio. Em outros 11 estados e no Distrito Federal o dia terá ações.

Até então, cada um trabalhou apenas para dar conta de pagar os impostos praticados pelas esferas municipal, estadual e federal. O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Atualmente, 41,8% da renda bruta de cada brasileiro são destinados ao pagamento de imposto.

Todo ano um dos pontos que mais chama a atenção em Belo Horizonte é a venda de combustível sem imposto. Neste o desconto no valor da gasolina no posto participante será de 42%. Sem os tributos o litro sairá a R$ 2,116 o litro.

O posto participante fica na Avenida do Contorno, 10.325, no Barro Preto. A ação é limitada aos primeiros 115 automóveis e 95 motocicletas, mediante ordem na fila e sequência de senhas distribuídas. Só será aceito pagamento em dinheiro e o abastecimento terá início às 9 horas.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Bruno Falci, afirmou que o principal problema é que os valores pagos não são revertidos para a população, que acaba tendo que arcar com custos que poderiam ser contemplados pelo governo, se os valores arrecadados fossem revertidos em serviços de qualidade. “O governo está sufocando a população, as empresas, as indústrias com essa carga tributária. Isso cria um ambiente desfavorável para a economia”, considerou.

Cerca de 30 padarias associadas ao Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) vão oferecer desconto de 20,45% sobre o pão francês e outros produtos. No caso, dos pães, de os tributos se dividem em 13,45% do governo federal e 7% do estadual.

De acordo com o presidente da Amipão, José Batista de Oliveira, o objetivo é reforçar a luta dos empresários e consumidores brasileiros com ações concretas que exponham essa questão. “Nossa proposta é mostrar que o imposto não prejudica o consumidor só nas grandes compras, como é o caso de tecnologias importadas ou um carro novo, que sempre pensamos ao falar do assunto. Mesmo as compras mais simples e corriqueiras estão inchadas pelo excesso de impostos e pesam no orçamento dos brasileiros”, explica.

Remédios genéricos também será comercializados sem os impostos em uma rede de drogarias da capital. A lista completa de estabelecimentos e produtos podem ser conferida pelo site da CDL.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)