(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Políticos vão a Brasília bar­rar mu­dan­ça no aeroporto da Pampulha

Pre­fei­tos e ve­re­a­do­res do Ve­tor Nor­te da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na vão a Bra­sí­lia na ten­ta­ti­va de evi­tar trans­fe­rên­cia de vo­os co­mer­ci­ais de Con­fins pa­ra Pampulha. Eles ale­gam per­das


postado em 11/05/2017 06:00 / atualizado em 11/05/2017 07:44

Passageiros embarcam em aeronave no terminal Carlos Drummond de Andrade. Anac pode liberar operação com aviões de grande porte(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 7/5/15)
Passageiros embarcam em aeronave no terminal Carlos Drummond de Andrade. Anac pode liberar operação com aviões de grande porte (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 7/5/15)

Um gru­po de pre­fei­tos e ve­rea­do­res de ci­da­des que fi­cam nas pro­xi­mi­da­des do Ve­tor Nor­te de Be­lo Ho­ri­zon­te foi on­tem a Bra­sí­lia pres­sio­nar os de­pu­ta­dos fe­de­rais mi­nei­ros pa­ra que ga­ran­tam, jun­to à Agên­cia Na­cio­nal de Avia­ção Ci­vil (Anac), o ve­to à vol­ta dos voos com aviões de gran­de por­te pa­ra o ae­ro­por­to da Pam­pu­lha. A de­ci­são foi adia­da por um pe­di­do de vis­ta no úl­ti­mo dia 2 de maio, quan­do a maio­ria dos di­re­to­res da agên­cia ha­via vo­ta­do a fa­vor da li­be­ra­ção das ae­ro­na­ves maio­res pa­ra a Pam­pu­lha. O gru­po pre­ten­de não só ga­ran­tir o úl­ti­mo vo­to co­mo mu­dar os de­mais.

“Fa­la­mos com vá­rios de­pu­ta­dos e ti­ve­mos apoios im­por­tan­tes”, afir­mou o pre­fei­to de Ma­to­zi­nhos, An­tô­nio Di­vi­no de Sou­za (PMDB). Além de­le, fo­ram ao en­con­tro os pre­fei­tos de Con­fins, Ves­pa­sia­no, São Jo­sé da La­pa, Pe­dro Leo­pol­do e La­goa San­ta. O gru­po es­tá en­tre­gan­do um do­cu­men­to ar­gu­men­tan­do con­tra o re­tor­no dos voos à Pam­pu­lha no ga­bi­ne­te de ca­da par­la­men­tar.

Se­gun­do o pre­fei­to de Ma­to­zi­nhos, o re­tor­no dos voos vai ge­rar pre­juí­zo eco­nô­mi­co aos mu­ni­cí­pios. “So­mos a fa­vor de Mi­nas e de ar­ti­cu­lar co­ne­xões. Te­mos o ae­ro­por­to de Con­fins co­mo um in­du­tor do de­sen­vol­vi­men­to não só do Ve­tor Nor­te, mas de to­da Mi­nas Ge­rais. É a li­ga­ção do es­ta­do com o mun­do”, afir­ma. De acor­do com An­tô­nio de Sou­za, a even­tual mu­dan­ça vai ge­rar de­sem­pre­go nos mu­ni­cí­pios. Os pre­fei­tos tam­bém fa­lam em per­da de voos in­ter­na­cio­nais e na ex­pec­ta­ti­va de de­sen­vol­vi­men­to da re­gião.

Até o fim da tar­de de on­tem, o gru­po, que tem tam­bém cer­ca de 30 ve­rea­do­res, aguar­da­va ser re­ce­bi­do pe­la di­re­to­ria da Anac. Além de­les, um gru­po de par­la­men­ta­res da As­sem­bleia tam­bém se ar­ti­cu­la con­tra a mu­dan­ça. Na úl­ti­ma reu­nião da Anac, qua­tro di­re­to­res vo­ta­ram a fa­vor da vol­ta dos voos co­mer­ciais pa­ra a Pam­pu­lha. Na se­quên­cia, o pre­si­den­te da Anac, Ri­car­do Bo­te­lho, fez um pe­di­do de vis­ta que adiou a de­ci­são. Se con­fir­ma­da, a me­di­da afe­ta­rá di­re­ta­men­te o ae­ro­por­to de Con­fins, que re­ce­be ho­je to­dos os voos co­mer­ciais de quem che­ga à ca­pi­tal mi­nei­ra.

O re­tor­no dos gran­des aviões à Pam­pu­lha foi de­fen­di­do pe­lo pre­fei­to de Be­lo Ho­ri­zon­te, Ale­xan­dre Ka­lil (PHS) em uma re­de so­cial. Des­de en­tão, a po­lê­mi­ca vol­tou à to­na, com as­so­cia­ções de mo­ra­do­res da Pam­pu­lha se mo­bi­li­zan­do con­tra o re­tor­no dos voos.

Vi­si­ta

Na terça-feira, os de­pu­ta­dos da Co­mis­são de De­sen­vol­vi­men­to Eco­nô­mi­co da As­sem­bleia de Mi­nas se ma­ni­fes­ta­ram con­tra a rea­ber­tu­ra do ae­ro­por­to da Pam­pu­lha. O gru­po vi­si­tou os ae­ro­por­tos da Pam­pu­lha e de Con­fins pa­ra ve­ri­fi­car as con­di­ções dos ter­mi­nais. “O que é pre­ci­so pen­sar é em co­mo re­du­zir o tem­po de des­lo­ca­men­to até Con­fins. Não po­de­mos re­tro­ce­der nas con­quis­tas al­can­ça­das, te­mos é que avan­çar”, afir­mou o de­pu­ta­do Gus­ta­vo Va­la­da­res (PS­DB).

Os voos de gran­des ja­tos fo­ram trans­fe­ri­dos pa­ra Con­fins des­de 2005 e a Pam­pu­lha pas­sou a re­ce­ber aviões com ca­pa­ci­da­de má­xi­ma de 72 pas­sa­gei­ros. Atual­men­te, o ter­mi­nal con­ta com ape­nas uma com­pa­nhia aé­rea que ope­ra re­gu­lar­men­te dois voos diá­rios. As de­mais ope­ra­ções di­zem res­pei­to a fre­ta­men­tos e avia­ção exe­cu­ti­va. Ca­so ocor­ra es­sa li­be­ra­ção, o ae­ro­por­to po­de­ria re­ce­ber por se­ma­na até 155 pou­sos e de­co­la­gens de aviões do por­te do Air­bus A319, com ca­pa­ci­da­de pa­ra até 156 pas­sa­gei­ros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)