(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fiscalização de açougues em Mirabela é periódica e funciona

Procedimento na capital mineira da carne de sol inclui exigência de renovação dos alvarás de funcionamento a cada 12 meses. Animais são da região


postado em 26/03/2017 06:00 / atualizado em 26/03/2017 10:20


Mirabela – Os próprios açougueiros de Mirabela, a ilha da carne de sol no Norte de Minas, compram o gado de produtores da região, sendo também responsáveis pelo abate. As condições de higiene são fiscalizadas pelo serviço de vigilância sanitária da prefeitura. “Visitamos periodicamente os açougueiros para averiguar as condições e evitar riscos para a saúde. Exigimos higiene e qualidade, até porque também somos consumidores”, afirma Edilene Almeida Santos, coordenadora da Vigilância Sanitária municipal de Mirabela. Ela acrescenta que a cada 12 meses, os estabelecimentos passam por inspeção para renovação do alvará de funcionamento.

Integrante de uma família com tradição no ramo de carnes em Mirabela, Weliton Nunes da Silva é dono de um açougue instalado na entrada da cidade, na beira da BR-135, que liga Montes Claros a Januária. Com a localização estratégica, cerca de 80% das vendas do estabelecimento são feitas para visitantes. Ele diz que, hoje, vende em torno de 700 quilos por semana, mas que pretende chegar a 1.500 quilos no mesmo período. Weliton acredita que os impactos negativos da Operação Carne Fraca nunca vão chegar a Mirabela.

“O nosso produto não recebe nenhum conservante a não ser o sal. Não vendemos carne de boi confinado. Abatemos o animal criado no pasto da nossa região. A gente compra somente gado gordo, pois o sabor da carne de gado magro não é bom”, explica o comerciante.

O sabor do famoso produto de Mirabela pode ser experimentado em um restaurante da cidade, pertencente a José Mendes Soares, que serve churrasco. O comerciante tem uma explicação para o diferencial da qualidade da carne de sol produzida na região. “Mirabela tem clima quente. Isso influencia no sabor e faz com que o município tenha a melhor carne de sol do Brasil”, garante.

José Mendes contou que, há mais de 30 anos, começou a trabalhar com a venda de carne na adolescência, em Mirabela. Posteriormente, ele se mudoue para São Paulo, onde foi empregado de uma famosa casa de carnes e aprendeu a fazer os chamados cortes nobres. Há alguns anos, voltou à terra natal e montou o restaurante.

O comerciante revela que também ganha alguns trocados com o envio de carne de sol para pessoas de outras cidades, sob encomenda. “Já mandei carne de sol para pessoas famosas. Tem um amigo meu de Goiânia que pede encomenda para a dupla Zezé di Camargo e Luciano”, informou. Em média, disse, ele despacha 15 quilos como encomenda por semana.

DEITA NA FAMA O administrador Ivan Aparecido de Souza, morador de Mirabela, disse que se sente orgulhoso da fama da carne de sol de sua cidade. “A nossa carne é vendida na forma natural, sem embalagem e sem conservante. Não faz nenhum mal à saude”, comenta. “Precisamos agregar mais valor ao produto, com maior divulgação”, acrescenta.

O prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo Veloso (PP), acredita que, diante da crise provocada pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, o município poderá até tirar vantagem da situação. “A nossa carne de sol é diferente. O boi aqui é criado no pasto, sem hormônios. A carne não tem conservantes e o consumidor conhece a qualidade do produto. Acho que Mirabela só tem a ganhar com isso”, afirma. Ele enalteceu ainda a atuação da Vigilância Sanitária na fiscalização constante do setor no município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)