(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH espera lucrar R$ 335 milhões com carnaval

Es­ti­ma­ti­va con­si­de­ra gas­tos de 2,4 mi­lhõ­es de fo­li­õ­es es­pe­ra­dos até 1º de mar­ço, dos quais 500 mil tu­ris­tas


postado em 16/02/2017 06:00 / atualizado em 16/02/2017 08:00

A multiplicação dos blocos em BH deve render frutos para o comércio da cidade(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
A multiplicação dos blocos em BH deve render frutos para o comércio da cidade (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

O car­na­val de Be­lo Ho­ri­zon­te de­ve­rá ren­der à ca­pi­tal em tor­no de R$ 335 mi­lhões com o tu­ris­mo que en­vol­ve as fes­tas de Mo­mo. A es­ti­ma­ti­va é da pre­fei­tu­ra mu­ni­ci­pal, que es­pe­ra cer­ca de 2,4 mi­lhões de fo­liões, sen­do 500 mil tu­ris­tas. Pa­ra re­ce­bê-los, es­tão sen­do in­ves­ti­dos R$ 1,7 mi­lhão a mais que em 2016, quan­do foi fei­to o apor­te de R$ 3,3 mi­lhões. O mon­tan­te de R$ 5 mi­lhões pre­vis­to nes­te ano in­clui re­cur­sos da ini­cia­ti­va pri­va­da e do se­tor pú­bli­co.

Com o in­cre­men­to da fo­lia em BH, o car­na­val em Mi­nas, em ter­mos de ar­re­ca­da­ção, já su­pe­rou o da Bahia e só per­de pa­ra Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo, res­pec­ti­va­men­te. Es­tu­do fei­to pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­cio­nal do Co­mér­cio de Bens, Ser­vi­ços e Tu­ris­mo (CNC) re­ve­la que o fa­tu­ra­men­to das ci­da­des do in­te­rior do es­ta­do de­ve ser de cer­ca R$ 332,4 mi­lhões.

Le­van­ta­men­to fei­to pe­la Fe­co­mér­cio, em par­ce­ria com a Be­lo­tur e a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ba­res e Res­tau­ran­tes de Mi­nas Ge­rais (Abra­sel) mos­tra que 73,8% dos co­mer­cian­tes têm ex­pec­ta­ti­va de que o mo­vi­men­to em 2017 se­ja maior que o ob­ser­va­do em 2016. O seg­men­to que mais se mos­tra em­pol­ga­do com a fo­lia é o de ba­res e res­tau­ran­tes. A mes­ma pes­qui­sa re­ve­la que 69% dos co­mer­cian­tes es­pe­ram am­pliar as ven­das em re­la­ção ao ano pas­sa­do.

A re­de ho­te­lei­ra da ci­da­de tam­bém es­tá com o sor­ri­so es­tam­pa­do. Is­so por­que a ta­xa mé­dia de ocu­pa­ção pa­ra o pe­río­do é de 40%, mas os es­ta­be­le­ci­men­tos que es­tão mais pró­xi­mos do Cen­tro da ci­da­de, ou que fi­cam na ro­ta dos blo­cos têm atin­gi­do até 70% de re­ser­vas.

A mu­dan­ça de pos­tu­ra em re­la­ção ao car­na­val em BH é per­ce­bi­da ain­da no dis­cur­so do pre­si­den­te da Be­lo­tur, Alui­zer Ma­lab, con­ven­ci­do de que a ca­pi­tal po­de se tor­nar, de vez, re­fe­rên­cia em bom car­na­val. “To­dos os es­for­ços es­tão sen­do fei­tos pa­ra ga­ran­tir con­for­to aos fo­liões em ter­mos de in­ves­ti­men­tos em es­tru­tu­ra, o que ge­ra con­fian­ça e cre­di­bi­li­da­de no mer­ca­do”,afir­mou. Pa­ra Ma­lab, a fes­ta e a pre­sen­ça dos tu­ris­tas po­dem ser opor­tu­ni­da­de ideal pa­ra di­vul­gar as atra­ções da ca­pi­tal.

Rota carnavalesca


“Es­pe­ra­mos con­so­li­dar a nos­sa ci­da­de co­mo ro­ta car­na­va­les­ca no Bra­sil, com a nos­sa cria­ti­vi­da­de e di­ver­si­da­de. Afi­nal, te­mos que apro­vei­tar o gran­de po­ten­cial tu­rís­ti­co que te­mos e dar mais vi­si­bi­li­da­de aos nos­sos atra­ti­vos”, con­si­de­ra. E pa­ra quem ain­da du­vi­da de que a fo­lia de BH já tem fa­ma na­cio­nal, um ser­vi­ço de re­ser­vas on-li­ne afir­ma que a ca­pi­tal es­tá en­tre os 10 des­ti­nos com mais re­ser­vas fei­tas pa­ra o pe­río­do de car­na­val. Pe­gan­do ca­ro­na na in­for­ma­ção, nes­te do­min­go a pre­fei­tu­ra lan­ça a cam­pa­nha BH, vem pra cá, pa­ra in­cre­men­tar o tu­ris­mo na ci­da­de. A ação vai con­tar com a par­ti­ci­pa­ção de en­ti­da­des de em­pre­sá­rios li­ga­das ao se­tor.

Nes­te ano, de acor­do com a ana­lis­ta de tu­ris­mo da Fe­co­mer­cio Mi­le­na Soa­res, os em­pre­sá­rios têm per­cep­ção me­lhor de que se­rá pos­sí­vel fa­zer bons ne­gó­cios. Cer­ca de 350 blo­cos ca­das­tra­dos e um to­tal de 416 des­fi­les pa­ra to­dos os gos­tos agi­tam BH até 1º de mar­ço. Os blo­cos Ca­ri­ca­tos des­fi­lam no dia 27 e as es­co­las de sam­ba no dia 28, am­bos na Ave­ni­da Afon­so Pe­na.

Nos dias da fo­lia, três pal­cos fi­xos fi­ca­rão em pon­tos es­tra­té­gi­cos. Além dos já tra­di­cio­nais na Pra­ça da Es­ta­ção e na Ave­ni­da Bra­sil, a no­vi­da­de se­rá um pal­co na Rua Guai­cu­rus, no Cen­tro, que se­rá mon­ta­do en­tre as ruas São Pau­lo e Cu­ri­ti­ba.

A Pre­fei­tu­ra vai dis­po­ni­bi­li­zar 10 mil diá­rias de ba­nhei­ros quí­mi­cos, 3 mil a mais do que as 7 mil de 2016. O me­trô vai fun­cio­nar to­dos os dias da fo­lia até 2h pa­ra em­bar­ques ape­nas na Es­ta­ção Cen­tral e de­sem­bar­que em qual­quer es­ta­ção. A BHTrans vai re­for­çar o aten­di­men­to das li­nhas de ôni­bus. Se­rão 4 mil ser­vi­do­res da PBH mo­bi­li­za­dos pa­ra o even­to.

Pa­ra vo­cê não per­der ne­nhum mo­men­to da fo­lia na ca­pi­tal, o Es­ta­do de Mi­nas pre­pa­rou con­teú­do in­te­ra­ti­vo do car­na­val de BH. No en­de­re­ço uai.com.br/ma­pa-dos-blo­cos-do-car­na­val-bh-2017, o fo­lião te­rá aces­so ao ma­pa com en­de­re­ços das con­cen­tra­ções de mais de 80 blo­cos da ca­pi­tal mi­nei­ra, com fo­tos, ví­deos, links de ser­vi­ço e des­cri­ção das prin­ci­pais atra­ções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)