(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeção para o Natal em BH está acima da nacional

No Brasil, projeções apontam para queda de 5,4% nas vendas para o período natalino. Em BH, retração deve se limitar a 2%


postado em 06/11/2016 06:00 / atualizado em 06/11/2016 07:49

Embora aponte para mais um ano de retração nas vendas, a projeção para o Natal de 2016 na capital é bem melhor que a esperada para o varejo nacional. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta retração de 5,4% nos negócios de dezembro. Para a capital mineira, a projeção é de queda entre 1% e 2% frente ao período natalino de 2015. Apesar de a sondagem para Belo Horizonte ser melhor, Marco Antônio Gaspar, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL-BH), observa que, de um modo geral, as perspectivas do comércio ainda não são tão otimistas, uma vez que ao longo do ano todas as datas comemorativas fecharam em retração. Ele considera que este será um Natal caracterizado pela busca pelos preços mais baixos. Por isso, os descontos para quem levar o segundo ou o terceiro item deverão ser anúncios comuns nas vitrines.


Em um ano de desemprego e endividamento altos, fechamento de empresas e quase 60% das famílias brasileiras com dívidas, o comércio pode enfrentar também a falta de produtos. Segundo Gaspar, a questão é ainda um reflexo da confiança em baixa do empresário, que quando fez suas compras para a data preferiram moderar. “O nível dos estoques não está alto, assim, se as vendas surpreenderem, poderemos até ter uma situação de falta de produtos”, avalia. Pesquisa feita pela CDL-BH no Natal do ano passado mostrou que as ofertas e promoções já eram a estratégia mais usada pelo comércio para alavancar as vendas em 2015.

PERSPECTIVA MELHOR
As estratégias do comércio estão mirando em um consumidor que enfrenta uma economia hostil, com previsão de retração de 3,8%, mas que está um pouco mais confiante em relação ao futuro. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o indicador está em trajetória de recomposição: cresceu 1,3% em outubro na comparação com setembro.

O percentual de alta do mês passado representa o quarto aumento consecutivo do indicador, o que não ocorria desde agosto de 2010. Mas, ainda assim, o índice está 4,1% abaixo de sua média histórica.

Enquanto isso...

...confiança em recuperação

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 97,3 pontos em outubro, mês que inicia o trimestre mais importante para o comércio. Na série com ajuste sazonal houve aumento de 1% em relação a setembro e 18,7% na comparação anual. O índice, no entanto, permanece na zona negativa, abaixo do corte de indiferença, de 100 pontos, refletindo a contínua redução das vendas no varejo.

Papai Noel chega aos shoppings


Os shoppings de Belo Horizonte começaram a inaugurar sua decoração de Natal e o Papai Noel já está aterrissando seu trenó para fotos com as crianças, o que faz aumentar os dias de trabalho para o personagem – símbolo de presentes e vendas fartas no comércio. No Minas Shopping, o bom velhinho chega hoje e no Diamond Mall, na terça-feira – com festa que vai lembrar um parque de diversões, haverá distribuição de pipoca, algodão-doce, apresentações musicais, entre outras atrações. No Shopping Cidade, Noel chega na quinta-feira e no BH Shopping, no dia 15, cercado por renas, tema da decoração. No Pátio Savassi, o velhinho é esperado em 19 de novembro, aos sons dos sinos que estarão por todo o mall. No Boulevard Shopping (foto), o Papai Noel chegou ontem com os trolls, monstrinhos de cabelos coloridos, e já faz a festa da garotada. No Via Shopping, no Barreiro, a decoração também já foi inaugurada há mais de uma semana, em 29 de outubro, e as cores do Natal e vários ursos estão ajudando o consumidor a entrar no clima da festa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)