(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hidrovia Tietê-Paraná será reaberta nesta quarta-feira, após dois anos


postado em 25/01/2016 19:37 / atualizado em 25/01/2016 19:45

São Paulo – A Hidrovia Tietê-Paraná, uma das principais vias de escoamento de grãos e que ficou interditada por dois anos, será reaberta oficialmente nesta quarta-feira. A informação é do presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), Raimundo Holanda Cavalcante. A solenidade de reabertura da hidrovia está marcada para as 11h, na usina hidrelétrica Nova Avanhandava, município de Buritama (SP).


Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a manutenção da hidrovia aberta durante todo o ano ainda depende do regime de chuvas até abril. Em nota, o Dnit informou que, "caso se mantenham os volumes atuais de chuva, os reservatórios devem se recuperar". Segundo o órgão, o Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda está fazendo estudos e projeções.
Para Cavalcante, no entanto, a Agência Nacional de Águas (ANA) foi a responsável pela paralisação da hidrovia, ao priorizar o uso da água do reservatório Três Irmãos para a geração de energia elétrica. A decisão, na avaliação dele, levou à redução do calado (profundidade necessária para a navegação segura) do reservatório e à posterior suspensão das atividades na hidrovia. "Até então, se analisarmos o histórico da hidrovia nos últimos 30 anos, nunca houve problema algum", declarou Cavalcante.

Fenavega terá uma reunião nesta terça-feira, 26, com representantes da ANA para discutir sobre os novos projetos de geração de energia no País. "Vamos pedir que, ao conceder outorga a novos consórcios, a ANA garanta um nível de água que não comprometa as atividades da hidrovia e que se cumpra a lei de uso múltiplo das águas", declarou o presidente da Fenavega.

Em razão do feriado do aniversário da cidade de São Paulo, não foi possível consultar um porta-voz do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)