(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalhadores da Ford em Camaçari fazem protesto


postado em 21/10/2015 10:07

São Paulo, 21 - Trabalhadores da Ford em Camaçari, na Bahia, paralisaram a produção na terça-feira, 20, e fizeram uma passeata pela cidade em protesto contra possíveis demissões na unidade que produz os modelos EcoSport e Ka. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, o complexo industrial pode fechar cerca de 1.400 vagas, de um total de 12 mil trabalhadores.

Bonfim disse que 500 cortes devem ser feitos na fábrica da Ford, 192 nas autopeças que operam na linha de montagem e outros 700 entre o pessoal que trabalha na empresa de logística DHL.

Em nota, a Ford confirmou a paralisação da produção na terça, mas afirmou que "está em negociação com o sindicato para, de forma conjunta, adequar o nível de produção à demanda do mercado, mas não há nenhuma medida a ser anunciada no momento".

Bonfim disse que a Ford alega dificuldades com a crise, mas, ao mesmo tempo, informou que deve produzir 198 mil veículos este ano, volume pouco inferior aos 212 mil de 2014 e próximo aos 199 mil de 2013, "quando não havia crise". Segundo o sindicalista, a fábrica vai operar quatro dias por semana neste mês e no próximo.

Em setembro, trabalhadores da Ford de São Bernardo do Campo (SP) fizeram greve depois do anúncio de 200 demissões. Após negociações, empresa e funcionários aceitaram aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) e os cortes foram suspensos.

As montadoras demitiram 10,9 mil trabalhadores este ano e 33 mil estão inscritos no PPE, programa que reduz jornada e salários, com parte do corte sendo bancado pelo FAT. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)