(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresas aliam liberdade à visão estratégica para gerir RH

Planos de carreira em empresas bem avaliadas conjugam oportunidades oferecidas e competências desenvolvidas


15/07/2015 06:00 - atualizado 15/07/2015 08:49

Ana Carolina encarou o desafio de trabalhar em várias áreas da empresa até ser promovida a líder em desenvolvimento de carreira(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Ana Carolina encarou o desafio de trabalhar em várias áreas da empresa até ser promovida a líder em desenvolvimento de carreira (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O alinhamento da visão que a empresa tem do negócio, de sua missão e valores às crenças dos funcionários, além das demonstrações claras da organização no sentido do crescimento profissional das equipes são fatores importantes na avaliação do ambiente de trabalho. Para o diretor do grupo Selpe, especializado em recrutamento de pessoal, Robson Barbosa, é fundamental que a empresa dê oportunidade de desenvolvimento profissional aos seus funcionários e faça um rodízio entre áreas e setores para que eles possam desenvolver outras habilidades. “O colaborador não pode ficar engessado. Ele precisa mostrar novas competências para uma possível promoção e a empresa que dá liberdade para isso é muito valorizada”, explica.

A Totvs de Belo Horizonte, empresa do ramo de tecnologia da informação, está no ranking, entre as melhores organizações para se trabalhar. Segundo a gestora de RH da companhia, Daniela Cabral, o prêmio reflete a forma de atuação inserida numa plataforma colaborativa, produtividade que garante transparência da comunicação, quebra de barreiras geográficas e hierárquicas, troca de informações e conhecimento. “Valorizamos pessoas, o trabalho em equipe e temos projetos que envolvem diversas áreas. Investimos na capacitação e desenvolvimento de colaboradores diferenciados, mantendo um plano de carreira”, afirma.

A líder em treinamento e desenvolvimento de carreiras da Totvs BH Ana Carolina Gomes do Prado aplicou a regra à risca. Depois de passar pelas áreas de padronização, acompanhamento e auditoria de projetos, ela assumiu a liderança da área de engenharia de serviço e mais tarde foi promovida a lider de treinamento e desenvolvimento. “Aqui nós temos oportunidades em diferentes áreas e a liberdade de mudar. As pessoas são muito receptivas. A empresa investe na nossa carreira e a gente ganha com isso também”, comenta. Ana fez dois cursos de pós-graduação com apoio da Totvs.

Treinar é mais possível que alinhar valores, para a consultora em desenvolvimento organizacional e RH Rubria Coutinho. A especialista entende que a empresa leva vantagem em desenvolver pessoas internamente, apostando em empregados com potencial e que estão sensíveis ao apelo de aderir à cultura da empresa.

O grupo Tracbel, especializado no mercado de equipamentos para construção, mineração, agrícola e florestais, e consideradouma das melhores empresas para se trabalhar em Minas, mudou todo seu sistema de recrutamento há cerca de um ano. Deixou de terceirizar as contratações e implantou um modelo de primarização do processo seletivo. “Conseguimos ser mais assertivos, pois contratamos a pessoa especializada para aquela vaga, que já tem valores ligados aos da empresa”, afirma a gestora de RH da Tracbel, Viviane de Paula.

A progressão de carreira foi decisiva para o próprio diretor-geral de vendas do grupo Tracbel, Rodrigo Silva Diniz. Ele ingressou na empresa como estagiário.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)