(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inadimplência do consumidor sobe 2,7% em maio, segundo a Boa Vista SCPC


postado em 11/06/2015 11:07

São Paulo, 11 - A inadimplência do consumidor subiu 2,7% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Boa Vista SCPC. Em relação a maio de 2014, o avanço foi de 3,1%, enquanto no acumulado do ano a alta ficou em 0,5%. A instituição prevê que a inadimplência encerre 2015 em 3,0%.

Na avaliação da Boa Vista, o perfil mais cauteloso de consumidores tem limitado aumentos mais expressivos dos atrasos de pagamento em um cenário de aumento do desemprego e alta de juros e tributos. "Ademais, o baixo crescimento da economia e, consequentemente, o menor consumo das famílias também são fatores que colaboram para que a inadimplência em 2015 seja relativamente pequena", diz a instituição, em nota.

Na análise dos dados por região, na passagem de abril para maio, apenas o Sul não registrou aumento da inadimplência, com queda de 0,8%. Nas demais, a inadimplência avançou: 8,6% no Centro-Oeste, 7,0% no Norte, 4,0% no Nordeste e 1,6% no Sudeste.

Já no âmbito do varejo, na margem, apenas o Centro-Oeste teve queda na inadimplência, de 2,6%. Por outro lado, o número de atrasos de pagamento no varejo aumentou 1,9% no Sudeste, 3,8% no Sul, 5,9% no Nordeste e 6,3% no Norte.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à companhia pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)