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Estado de Minas

Consumidor pode economizar até 40% com cupom de desconto

Empresas apostam no serviço gratuito para aquecer vendas no e-commerce em tempos de crise e com proximidade do Dia dos Namorados


postado em 28/05/2015 08:00 / atualizado em 09/05/2017 17:37

Para aquecer as vendas em época de desaceleração e redução de consumo, o cupom de desconto vem ganhando destaque no mercado online do Brasil, um dos países que registra as maiores taxas de crescimento e-commerce. Para este ano, a previsão é que faturamento do setor cresça 20%, atingindo R$ 43 bilhões, segundo a E-bit, empresa especializada em informações do setor. No entanto, a projeção é menor do que as taxas atingidas nos últimos anos - em 2014, o crescimento foi de 24%, e em 2013, de 28%.

No Brasil, a busca pelos descontos cresce mais de 100% ao ano e a perspectiva é a de que muitos ingressem nesse mercado. O Uai Descontos (descontos.uai.com.br), em parceria com a empresa Méliuz, oferece diversas ofertas em mais de 600 mil lojas virtuais do Brasil. O coordenador do site, Matheus Amoni, destaca que empresas que oferecem preços mais baixos saem ganhando com o consumidor."O cupom é um valor que o consumidor recebe de desconto. É um benefício que deve ser aproveitado. Não precisa de cadastro, é super simples. Para as empresas, é uma alternativa para ganhar visibilidade e fidelizar o cliente", frisa.

O consumidor que se cadastrar no site pode receber um cupom de desconto e ainda ter parte do dinheiro gasto na compra depositado em sua conta bancária. O fundador da Méliuz, empresa parceira do Uai, Ofli Guimarães, afirma que os consumidores podem economizar até 40% nas compras feitas pelo Uai Descontos. "As lojas estão trabalhando forte com a divulgação dos cupons com a proximidade do Dia dos Namorados, na tentativa de superar o faturamento registrado no ano passado", disse. Segundo ele, são várias lojas parceiras que oferecem descontos no ato da compra. Depois de formalizada a compra, a comissão que as lojas parceiras pagam para o Uai Descontos é compartilhada com o consumidor, que recebe esse dinheiro de volta na conta bancária cadastrada”, explica. O modelo, segundo Ofli, é chamado de cashback, uma modernização dos programas de fidelidade que, ao invés de dar pontuação para os clientes trocarem por produtos, prevê o retorno do dinheiro para o consumidor gastar como quiser.

Como funciona

Ao comprar em uma loja parceira do Uai Descontos, ativando o dinheiro de volta antes de fazer a compra, uma quantia aparece na conta Uai Descontos do consumidor. O tempo para esse processo é, em média, de dois dias. No entanto, pode variar dependendo do parceiro. Quando o saldo for de pelo menos R$ 20, o cliente poderá solicitar o resgate gratuito desse valor para a sua conta bancária. “O canal é gratuito e funciona como um divulgador das lojas. O consumidor não precisa pagar nada pelo serviço”, completa Ofli. O dinheiro de volta é calculado a partir do preço final, descontando o valor do frete e dos descontos, caso sejam utilizados cupons na compra. A porcentagem que retorna ao cliente pelo cashback varia entre os parceiros do Uai Descontos.

É importante lembrar que, para formalizar o desconto e o cashback, o consumidor precisa passar primeiro pelo Uai Descontos, pesquisar a loja onde deseja fazer a compra, procurar pelo cupom de desconto e clicar sempre em um dos links: “pegar desconto” ou “ativar dinheiro de volta”. Depois disso, o cliente será direcionado para o site da loja, onde poderá fazer a compra normalmente. Caso o parceiro escolhido ofereça o benefício do dinheiro de volta, a loja vai emitir um aviso da compra e o crédito será adicionado à conta do Uai Descontos.


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