(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Executivo da Vale diz que projeções para preço de minério são 'adivinhação'


postado em 17/04/2015 15:37 / atualizado em 17/04/2015 15:46

O mercado global de minério de ferro está em um momento de transição e em busca de um ponto de equilíbrio, o que torna difícil fazer projeções, avalia o diretor-executivo de finanças da Vale, Luciano Siani.

"Agora tudo é adivinhação. O fato de as pessoas estarem revendo projeções a cada dia que passa é sinal de que ninguém sabe nada, na minha opinião", afirmou ao ser questionado sobre a redução das estimativas da Moody's para o preço da commodity, divulgada ontem.


O executivo reafirmou que a Vale está revendo sua visão a partir da nova realidade do setor, sem dar números. "A Vale está se preparando para ser competitiva em qualquer cenário do minério de ferro", disse. Mais cedo, durante a apresentação dos resultados da empresa em 2014 na assembleia de acionistas, Siani reconheceu que o setor passa pelo fim de um ciclo de alta vivido entre 2002 e 2013 e que vive um momento de demanda estagnada.

Sobre a rápida deterioração dos preços do minério de ferro, que já batem a mínima histórica, ele destacou que há seis meses o cenário da Vale e de muitos analistas não contava com a forte queda do preço do barril de petróleo e a depreciação das moedas de países produtores de minério em relação ao dólar.

Ao reduzirem os custos de produção da commodity, ambos os fatores pressionam para baixo o preço do minério de ferro, uma vez que aumenta a chance de sobrevida de produtores menos competitivos no mercado. "Ninguém anteviu a queda do preço do petróleo nessa velocidade e a depreciação das moedas. Isso tem um impacto direto no preço do minério de ferro", ponderou.

Tradicionalmente, a produção e o crescimento da China têm acelerado ao longo do ano, com maior aquecimento no segundo semestre. O mercado aguarda o que ocorrerá em 2015. "Acho que existe muita incerteza. Neste momento há mais nervosismo porque as pessoas querem ver se esse comportamento vai se repetir ou não", comentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)