
Segundo os economistas da Serasa, o movimento dos consumidores no comércio em março foi favorecido pelo feriado do carnaval, que neste ano caiu em fevereiro. Porém, fatores como a alta da inflação durante o primeiro trimestre, o crediário cada vez mais caro e o baixo grau de confiança pesaram negativamente sobre o desempenho.
Em março ante fevereiro, a alta da atividade foi vista em todos os segmentos pesquisados. Os destaques foram combustíveis e lubrificantes (3,6%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (3,6%). Na sequência aparecem material de construção (2,7%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (1,4%), móveis, eletroeletrônicos e informática (1,6%) e veículos, motos e peças (0,1%).
No acumulado do primeiro trimestre de 2015, três setores fecharam com crescimento e três com queda. A maior alta foi de vestuário (6,8%) e a queda mais acentuada foi registrada em material de construção (-10,8%).
O indicador da Serasa sobre a atividade varejista é construído pelo volume de consultas mensais feitas por estabelecimentos comerciais à base de dados da companhia. As consultas nas formas de taxas de crescimentos são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores. A amostra é composta de quase 6 mil empresas.
