(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mercado plus size movimenta mais de R$ 4 bilhões no Brasil, informa Abravest

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que em 2013, 68% da população brasileira estava fora do peso ideal e vestia acima de 44


postado em 20/03/2015 14:57 / atualizado em 20/03/2015 16:46

O mercado plus size vem crescendo no Brasil a cada ano e, só em 2013, movimentou mais de R$ 4 bilhões no país, segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). Diante do aumento do número de brasileiros acima do peso, as marcas atentaram para a necessidade de realizar reformulações para atender melhor o consumidor que faz parte desse novo mercado. Pesquisa do Ministério da Saúde revela que em 2013, 68% da população brasileira estava fora do peso ideal e vestia acima de 44, sendo 51% dos brasileiros considerados acima do peso e 17%, obesos.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelou ainda que 48% das mulheres brasileiras estavam acima do peso, assim como 50,1% dos homens. Em relação a obesidade, 16,9% das mulheres eram consideradas obesas e 12,5% dos homens também. No Sudeste, a obesidade atingia 17,5% das mulheres e 13% dos homens. Essa realidade fez o mercado brasileiro acordar para a importância de atender o mercado plus size. Lojas de departamento como a C&A, Renner e Marisa lançaram coleções específicas para esse público, inclusive de roupas íntimas.


Para atender ainda melhor o público plus size, o blog DasPlus, no ar desde 2012, virou site este ano. O site DasPlus é produzido por duas modelos plus size, Silvia Neves e Rafa Coelho; pela professora, mestre em administração e marketing na área de moda, Jane Leroy; e pelo jornalista Heitor Peixoto. De acordo com a modelo Rafa Coelho, o blog passou por um processo de ressignificação e foi elevado a site. "Surgiu uma grande demanda dos leitores, de todos os grupos que se sentiam à margem da moda e começaram a nos procurar para mediarmos melhor um diálogo com as marcas. Assim criamos oito seções no site, para conseguir atender aos diferentes assuntos. São elas: Autoestima, Moda, Comportamento, Saúde, Beleza, Cultura, Amor e Sexo, e Bônus", ressalta.

A modelo Rafa Coelho ressalta a importância de estar bonita mesmo acima do peso. "Esse público começou a cobrar das marcas a inclusão de roupas maiores em suas coleções e mostrar ao mercado que não é ele que dita as regras, mas sim o consumidor, que hoje tem muito poder de decisão e influência, principalmente nas redes sociais. Essas pessoas passaram a aceitar melhor seu tamanho e exigir que a moda também seja feita para elas. Esse público nem é mais um nicho, mas um significativo mercado consumidor".

Os responsáveis pelo site DasPlus oferecem consultoria de produção de coleção para o mercado plus size. "Vamos até as marcas e damos dicas de modelos e adaptações em peças. Ajudamos a desenvolver produtos, identificar oportunidades por meio de análise de mercado e tendências e ainda personal shopping, que foi o que nos motivou a começar o blog. Surgiam muitas dúvidas das leitoras, que inclusive estavam fora do mercado de trabalho por causa de preconceito em relação à aparência", salienta.

Concurso "A mais bela gordinha do Brasil"

O concurso A Mais Bela Gordinha do Brasil chega a 3ª edição este ano. O objetivo do concurso popular, que seleciona 14 candidatas, objetiva a elevação da auto-estima da mulher acima do peso, com seletivas em vários estados. A criadora do projeto, a modelo plus size e produtora de eventos Cláudia Ferreira, conta que o evento surgiu por causa da grande procura de mulheres, com idade entre 19 e 42 anos, em vários estados do país.

Neste sábado, a etapa mineira do concurso será no Teatro Municipal de Ibirité.  A final acontece no Rio de Janeiro, na Feira de Tradições Nordestinas  Luiz Gonzaga, mais conhecida como Feira de São Cristóvão, também um dos pontos turísticos da cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)