(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alta do dólar deixa macarrão, pão e biscoitos mais caros

Brasil produz menos da metade do trigo consumido no país e precisa importar grandes quantidades de farinha de países do Mercosul - sobretudo da Argentina -, do Canadá e dos Estados Unidos


postado em 20/03/2015 12:38 / atualizado em 20/03/2015 12:46

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Sem condições de absorver o aumento dos custos, por conta da alta do dólar e das tarifas de energia, a indústria de massas, biscoitos, pães e bolos vai reajustar os produtos em 8%, em média, para o varejo. A medida deve ter um efeito cascata que vai alcançar o bolso dos consumidores. Isso porque, também pressionado por despesas cada vez mais elevadas, o comércio deve repassar o aumento dos derivados de trigo para os preços das mercadorias nas prateleiras de supermercados e padarias.

Conforme o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), Cláudio Zanão, o Brasil produz menos da metade do trigo consumido no país e precisa importar grandes quantidades de farinha de países do Mercosul - sobretudo da Argentina -, do Canadá e dos Estados Unidos. Com a alta do dólar, que se valorizou 24% este ano, o custo de produção disparou e está anulando as margens de lucro das empresas do setor.

“Nas massas, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 40%, e nos pães e bolos, de 30%. Qualquer variação do preço do trigo tem impacto no setor”, destacou Zanão. Além da alta do dólar, a indústria alimentícia se ressente dos reajustes de energia elétrica e do efeito da alta do diesel no custo dos fretes para transporte das mercadorias. “Este ano, tudo está aumentando muito, até as embalagens estão mais caras”, disse o presidente da Abimapi.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)