(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funcionários dos Correios em Minas Gerais anunciam greve por tempo indeterminado

Categoria luta contra privatização da empresa e do plano de saúde. Sindicato informou que 20% dos funcionários aderiram ao movimento. A empresa nega a informação e diz que apenas 1% do efetivo está paralisado


postado em 18/03/2015 10:24 / atualizado em 18/03/2015 11:49

Funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Minas Gerais iniciaram, às 0h desta quarta-feira, greve por tempo indeterminado. A paralisação tem alcance nacional e foi aderida por outros 14 sindicatos, em 12 estados do país. A categoria luta contra a privatização da empresa. Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais (Sintect-MG), Irani Fernandes, cerca de 20% dos trabalhadores no estado estão parados.

“Aqui na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma parte expressiva de funcionários aderiu à greve. Tenho informações de que em outras cidades do interior também está havendo adesões”, garantiu. A principal reivindicação é contra a privatização dos Correios, que de acordo com o sindicato, vem sendo terceirizado aos poucos. “Já foi criada uma empresa subsidiária para administrar o trabalho operacional do carteiro, do operador de triagem, de atendimento. A Correios Par foi criada para acelerar esse processo de privatização”, diz Fernandes.

Além da luta contra a privatização da empresa, os funcionários também pedem mudanças no plano de saúde. Para eles, o Caixa de Assistência Postal Saúde é descredenciado no mercado e os trabalhadores têm tido dificuldades para utilizar o plano e agendar consultas.

Caminhada


Por volta das 13h, funcionários em greve devem fazer uma caminhada da agência dos Correios da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na Região Centro-Sul, onde participarão de uma audiência, às 14h30.

Correios dizem que apenas 1% do efetivo está paralisado

Em nota, os Correios negaram a informação do sindicato, de que 20% dos funcionários estão paralisados. Segundo a empresa, 134 empregados aderiram o movimento, o que representa 1% do efetivo no estado. A maior parte deste quantitativo pertence à área operacional. Assim, as agências permanecem abertas e todos os serviços estão funcionando normalmente, segundo a empresa. Os Correios também informaram que o movimento está concentrado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com "baixa ou nenhuma adesão no interior de Minas".

Na terça-feira, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu liminar em favor dos Correios, determinando que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios mantenham efetivo mínimo de 80% em cada uma das unidades. A decisão da ministra Maria de Assis Calsing prevê multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento pelas federações. O objetivo é garantir a continuidade da prestação dos serviços, considerados “inequivocamente essenciais”, segundo despacho da magistrada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)