(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil tem como ampliar sua atuação como plataforma de produção, diz Levy


postado em 02/03/2015 18:31 / atualizado em 02/03/2015 18:37

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou nesta segunda-feira, do seminário "Novos Enfoques para os Desafios Econômicos", evento integrante de uma série de encontros ministeriais promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com países não membros para refletir sobre causas e efeitos da crise econômica internacional.

"Por muito tempo, o Brasil tem sido um maravilhoso mercado consumidor. Mas o Brasil também tem como ampliar sua atuação como uma plataforma de produção para outros mercados, para empresas globais e brasileiras. Essa questão se alinha muito com alguns interesses da OCDE", ressaltou Levy, conforme nota à imprensa divulgada no final da tarde pelo Ministério da Fazenda.


No evento, o ministro ressaltou o papel do Brasil em atrair poupança de longo prazo de economias mais maduras e de se inserir nas cadeias de valor globais. Conforme a nota do ministério, na abertura do evento, Levy disse que o Brasil está muito comprometido com essa agenda discutida pela OCDE e espera que "a iniciativa possa construir pontes concretas em direção a uma economia mais justa e dinâmica". A reunião, realizada na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, não foi aberta à imprensa.

A nota cita que, segundo o ministro, "esse evento pode desencadear discussões substantivas e de alto nível sobre aumento da produtividade, inovação permanente, finanças sustentáveis e investimento de longo prazo". Durante o encontro, Levy destacou a importância do compartilhamento de informações como uma ferramenta poderosa na aproximação de pessoas e países, gerando potencial de colaboração e inovação no desenho de políticas eficazes, capazes de contribuir para novos ciclos de aumento de produtividade e crescimento sustentável.

Segundo informa o ministério, o diretor de Relações Globais da OCDE, Marcos Bonturi, reafirmou o objetivo principal da iniciativa, de aprender lições da crise econômica internacional e de abrir o debate para países-chave, que não são membros da Organização. "Isso inclui o Brasil, mas também a China, Índia, Indonésia e África do Sul", afirmou. Para Bonturi, "esse diálogo pode levar também a um novo patamar nas relações da OCDE com o Brasil".

Participaram do seminário representantes do Ministério da Fazenda, Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Banco Central (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)