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Estado de Minas NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES

Clube de assinaturas é a bola da vez

Receber em casa vinhos, comida light, roupas, bijuterias e vários outros itens, pagando uma taxa mensal, virou febre no mercado. É importante diversificar produtos e fidelizar clientes


postado em 01/02/2015 15:27 / atualizado em 01/02/2015 16:07

Diego Henrique Milhorato Ventura e Ana Rachel de Alvarenga Santos, da Healthybox, apostaram no segmento de alimentação natural(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Diego Henrique Milhorato Ventura e Ana Rachel de Alvarenga Santos, da Healthybox, apostaram no segmento de alimentação natural (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Esmalte, produtos pet, bijuteria, azeite, comida mineira, café, pães e até cueca. Com muita criatividade, empreendedores investem em clubes de assinatura. Recente no Brasil, o serviço prevê a entrega semanal ou mensal de itens escolhidos pelo cliente na internet. A ideia atrai consumidores que estão em busca de comodidade ou querem conhecer produtos diferentes. A expectativa é de que novos clubes de assinatura sejam abertos este ano, já que o mercado está bastante aquecido, mas é preciso investir em diferenciais para driblar a concorrência.

No mercado há quase três anos, Gabriel Ribeiro está perto de lançar a Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura. A ideia é promover a troca de informações, o que fez falta na época em que ele criou a BistroBox, empresa que entrega produtos gourmet. Para quem pensa em entrar no segmento, Gabriel ressalta que é preciso distinguir os dois tipos de clubes de assinatura: aqueles que focam em comodidade (alguns exemplos são entregas mensais de pílulas anticoncepcionais, materiais de limpeza e fraldas) e os que oferecem serviço de curadoria (além do produto, proporcionam uma experiência diferente para o cliente, como provar um novo vinho). No primeiro modelo, a preocupação recai sobre custos e prazos, enquanto o outro requer mais trabalho de pesquisa.

Gabriel enxerga que muitos clubes de assinatura ainda devem surgir nos próximos anos, mas são poucos que vão sobreviver. “Existe espaço para quem inovar, executar bem o plano de ação e testar o modelo de negócio”, destaca. Segundo o fundador da BistroBox, é indicado colocar o site no ar, sem muito investimento, para descobrir o que clientes em potencial acham da ideia e a partir disso direcionar o crescimento da empresa. Só assim para diminuir o risco. Mas Gabriel garante: sempre vão existir investidores interessados em colocar dinheiro em ideias de destaque. Mesmo sem procurar, o empreendedor já recebeu várias propostas, uma até da Inglaterra.

Para diversificar ainda mais o negócio, os sócios da Empório Veredas, distribuidora de cervejas artesanais que também vende pela internet, resolveram criar um clube de assinatura. Lançado há quatro meses, o Beer Clube Veredas atende 1.200 clientes por mês. O kit pode conter três ou quatro garrafas selecionadas por um beer sommelier (alguns rótulos são exclusivos para assinantes ou chegam para eles antes do lançamento) e um copo das marcas parceiras, o que atrai muitos colecionadores, além dos interessados em aprender sobre a bebida. “Por meio da nossa seleção, podemos conduzir o aperfeiçoamento do paladar e da experiência do iniciante para que depois ele possa comprar por conta própria seus rótulos”, conta o diretor de E-commerce Bruno Pedra.

O diferencial do Beer Clube Veredas é oferecer frete gratuito para todo o Brasil. Com isso, 70% dos assinantes são do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para o empresário, uma das vantagens é promover um giro maior dos rótulos, já que o prazo de validade costuma ser um problema. A estratégia também ajuda a fidelizar o cliente, que acaba se tornando um comprador assíduo no site, e atrai o interesse das cervejarias. “O simples fato de colocar um rótulo no clube gera desejo contínuo de consumo em lugares onde nem existem lojas especializadas. As marcas brigam por vagas no mês e investem em brindes porque sabem que o cliente enxerga os produtos comprados como presente”, destaca. As encomendas são enviadas pelos Correios. Apenas em BH o serviço de entrega é próprio.

Bruno não tem dúvida de que os clubes de assinatura vieram para ficar, mas ele prevê algumas mudanças. “Os clubes terão que ser muito mais que seletores de rótulos, deverão permitir mais interação. Acredito que dentro de um ano o cliente vai querer ter poder de escolha”, opina. Por isso, a Empório Veredas se prepara para oferecer a partir de junho um kit personalizado. O assinante terá a possibilidade de escolher quatro entre 10 rótulos indicados pelo beer sommelier. Outra ideia é basear a seleção das cervejas na avaliação dos clientes. Bruno ainda tem a expectativa de diminuir mais os custos, principalmente de logística, para se destacar da concorrência.
Leonardo Maia e Bruno Pedra acabam de criar o Beer Clube para comercializar cervejas artesanais diferenciadas para todo o Brasil(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Leonardo Maia e Bruno Pedra acabam de criar o Beer Clube para comercializar cervejas artesanais diferenciadas para todo o Brasil (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)


EXPECTATIVA A CADA MÊS A vantagem de um clube de assinaturas é ter uma receita garantida, já que os clientes geralmente são fixos. Mas, ao mesmo tempo, isso gera uma necessidade de fidelizar os assinantes. Na visão de Gabriel Ribeiro, o atendimento deve ser de qualidade, o processo da compra tem que ser simples e os produtos precisam ser atrativos. “O empreendedor que consegue criar uma experiência diferenciada para o cliente se destaca. O assinante tem que sentir que vai ter outros benefícios. Em uma assinatura gourmet, por exemplo, ele vai aprender a cozinhar”, esclarece.

O educador físico Diego Henrique Milhorato Ventura viu em um clube de assinatura a oportunidade de investir na área de alimentação saudável. Em outubro, ele e a namorada, Ana Rachel de Alvarenga Santos, compraram a HealthyBox, empresa que já estava há mais de um ano no mercado. Por R$ 49,90, o cliente recebe em casa uma seleção de sete a 10 produtos diferentes para conhecer, entre snacs, bebidas e cereais. A equipe de nutrição pesquisa itens novos ou pouco divulgados no mercado e ainda avalia o rótulo para atestar que são realmente saudáveis. “Os clientes não sabem o que de fato vão receber. Isso cria uma expectativa e motiva a assinatura”, comenta Diego.

Como sabem que precisam oferecer atrativos aos clientes, os sócios da HealthyBox não querem investir apenas no meio on-line. Para aumentar as vendas, eles planejam montar cursos presenciais de culinária e divulgar o serviço em corrida de rua, academias e outros lugares onde podem encontrar pessoas interessadas em uma alimentação mais saudável. “Não adianta ficar apenas com o box. Os clientes gostam bastante do kit, mas sempre procuram novidades, não apenas de produtos. O negócio fica mais atrativo”, diz Diego. A empresa conta hoje com mais de 600 assinantes.


TRÊS PERGUNTAS PARA...
Yuri Gitahy

membro do conselho da Associação Brasileira de Startups

 

Como está o mercado para novos negócios?
Todo mercado em adequação como o brasileiro gera oportunidades para novos negócios. Por exemplo, empresas que tragam fontes alternativas de renda para pessoas físicas, redução no consumo de energia e redução de custos para pequenas empresas. Onde muitos veem crise, o bom empreendedor vê oportunidade.

Vale a pena investir em clubes de assinatura?
Para o consumidor, clubes de assinatura trazem benefícios interessantes por permitir maior comodidade e economia de tempo e dinheiro. Se um setor da economia está em crescimento, há grandes chances de um bom negócio em clubes de assinatura – pelo menos por um período específico. Existem estudos, por exemplo, que mostram que o mercado de cosméticos cresce mesmo em tempos de crise. Por isso, um clube de assinaturas de esmaltes tem uma ótima janela para crescimento.

Quais as dicas para fazer o negócio dar certo?
Além dos testes de mercado em pequena escala, é importante gerenciar continuamente a comunidade de usuários compradores. Dessa forma, é possível sempre entender o que o público espera para sempre trazer novidades que diferenciem esse clube de outros que podem aparecer. A outra dica é dar descontos para que o usuário já pague previamente por períodos de três ou seis meses, aumentando a previsibilidade da receita e consequentemente a gestão financeira no curto prazo.


ESCOLHA O SEU
OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

 

Healthybox

www.healthybox.com.br

 

Beer Club Veredas

www.emporioveredas.com.br

 

Bistrobox

www.bistrobox.com.br

 

BoxBijoux
www.boxbijoux.com.br
» Depois de escolher seu estilo preferido, você passa a receber uma caixa de bijuterias surpresa com colares, pulseiras, brincos, lenços e muito mais.

Clube do Azeite
www.clubedoazeite.com.br
» Os melhores azeites do mundo, escolhidos por um especialista, chegam à sua casa todos os meses para garantir uma refeição saborosa.

Clube do Vinho
www.clubedosvinhos.com.br
» Apreciadores de um bom vinho têm, enfim, uma desculpa para gastar dinheiro todo mês comprando os mais diferentes exemplares da bebida.

DropBag
www.dropbag.com.br
» Para quem está sem tempo até de ir às compras, a solução é receber em casa produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica.

Esmalteria Club
www.esmalteriaclub.com.br
» Não há mulher que resista a uma caixa cheia de esmaltes nacionais e internacionais, acessórios para decoração
de unhas e produtos
de tratamento.

Glambox
www.glambox.com.br
» Todo mês, as assinantes recebem miniaturas ou sachês de produtos de beleza nacionais e internacionais para experimentar em casa.

MamãeBox
www.mamaebox.com.br
» Grávidas e mães com crianças de até 6 anos recebem mensalmente uma caixa surpresa com um mix de produtos do mercado maternoinfantil.

Maskoto
www.maskoto.com.br
» Cães e gatos podem ser mimados com itens selecionados especialmente para eles, como brinquedos, guloseimas e produtos de beleza.

Moka Clube
www.mokaclube.com.br
» A cada mês, uma turma de "coffee hunters" seleciona grãos de alta qualidade produzidos em fazendas espalhadas por todo o Brasil.

Oh!Minas
www.ohminas.com.br
» O sabor mineiro viaja todo o Brasil em kits com produtos típicos, incluindo bebidas, doces, tira-gostos, temperos e quitandas.

Quintal da Cachaça
www.quintaldacachaca.com.br
» Mate a vontade de experimentar as mais diferentes cachaças artesanais, escolhidas a dedo em visitas a alambiques de todo o Brasil.

Rabixo
www.rabixo.com.br
» Voltado para homens, o serviço prevê a entrega a cada três de meses de itens como cuecas, meias, desodorantes, lâminas de barbear e até preservativos.

Sexy Box
www.sexybox.com.br
» Que tal receber em casa uma caixa com produtos sensuais surpresa, entre gel lubrificante, óleo para banho e massagem, acessórios e preservativos?

Sociedade da Carne
www.sociedadedacarne.com.br
» Três amigos apaixonados por churrasco apresentam aos assinantes cortes especiais de carnes com valores abaixo dos praticados no mercado.


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