(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

S&P rebaixa nota da Itália para 'BBB-'


postado em 05/12/2014 20:39

A agência de avaliação de risco Standard & Poor's rebaixou nesta sexta-feira a nota da Itália para "BBB-", por temores sobre o crescimento e o aumento do endividamento do país. Esta nota é a mais baixa na categoria "investimento" reservada aos emissores confiáveis de dívida. A Itália, contudo, não corre o risco de cair também na categoria especulativa de curto e médio prazo, na medida em que a perspectiva de sua nota continua "estável", segundo um comunicado.



A degradação da nota italiana "reflete a fraqueza recorrente do Produto Interno Bruto tanto em termos reais como nominais que obstaculizam sua capacidade para se enfrentar a dívida pública", destacou a S&P em um comunicado. A agência americana estima que a dívida pública italiana alcançará os 2,25 bilhões de euros no fim de 2017, o que representa um aumento de 80 bilhões de dólares em relação à última previsão, de junho.

Para a S&P, um aumento dessa proporção da dívida nacional "conjugado com um crescimento habitualmente fraco e uma escassa competitividade" impede manter a nota "BBB" do país. Embora seja pouco provável, a Standard and Poor's não descarta rebaixar a terceira economia da zona do euro à categoria de emissores com risco, caso o governo não consiga aprovar suas reformas em curso.

S&P é a mais severa das três grandes agências de risco. A Moddy's Investors Service coloca a Itália na categoria "Baa2" e a Fitch Rating em "BBB+".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)