(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Supermercados de BH vão funcionar no feriado da próxima segunda-feira

Lojas de rua e shoppings também poderão abrir no feriado municipal


postado em 04/12/2014 15:16 / atualizado em 04/12/2014 16:05

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Os supermercados de Belo Horizonte vão funcionar normalmente na próxima segunda-feira, feriado municipal quando é comemorado o dia de Imaculada Conceição. De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), a abertura das lojas está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) celebrada entre o sindicato dos empregados do setor e as entidades patronais.

Em alguns municípios do interior de Minas Gerais, o dia 8 de dezembro também é feriado, mas o funcionamento dos supermercados pode ser diferente do que ocorre na capital, já que a convenção coletiva de trabalho não é a mesma para todo o estado. Sendo assim, segundo a AMIS, os empresários do interior devem se basear na CCT local para abrir ou não as lojas.

Lojas de rua e shoppings


O comércio de BH também poderá abrir no feriado municipal, de acordo com negociação Coletiva de Trabalho de 2014, assinada entre o Sindilojas-BH e as lojas de rua e shoppings. A abertura não é obrigatória, mas uma opção para o lojista.

O trabalho nos feriados, conforme disposto no acordo, será permitido apenas para as empresas do comércio, que estiverem com suas contribuições sindicais e confederativas, devidamente quitadas, nos últimos cinco anos, sem o que estarão passíveis das penalidades trabalhistas em lei previstas.

O empregado, que trabalhar nesse dia, terá direito a uma folga compensatória no prazo de até 60 dias após o feriado trabalhado e deve recair obrigatoriamente em uma segunda-feira ou em um sábado. Decorrido este prazo de compensação para a concessão da folga, sem que ela tenha sido concedida, o empregado deverá receber o valor das horas extras, calculadas na forma prevista na convenção coletiva de trabalho. Deverá ainda receber gratificação de R$ 45, a título de alimentação, sem natureza salarial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)