(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consumidores esperam inflação de 7,2% em 12 meses

Há incerteza com relação aos aumentos programados de itens administrados para o próximo ano.


postado em 22/08/2014 08:49 / atualizado em 22/08/2014 10:16

O consumidor brasileiro acredita que a inflação ficará em 7,2% nos próximos 12 meses, segundo pesquisa feita neste mês pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O limite da meta oficial do governo para a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 6,5%, sendo que o centro da meta de inflação é de 4,5%, com uma banda de flutuação de dois pontos porcentuais para baixo ou para cima.

O resultado do Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores de agosto, divulgado nesta sexta-feira, representa uma estabilidade em relação a julho, quando as famílias também apontavam, em média, alta de 7,2% nos preços no período à frente.



Segundo FGV, apesar do preço dos itens que mais afetam a formação das expectativas, como a alimentação, ter reduzido a inflação, há incerteza com relação aos aumentos programados de itens administrados para o próximo ano.

A pesquisa é feita com 2.100 consumidores de sete capitais brasileiras (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife). Eles respondem à pergunta: na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses? (Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)