(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PT e Oi modificam equilíbrio de capital em projeto de fusão


postado em 16/07/2014 06:37 / atualizado em 16/07/2014 07:56

A Portugal Telecom (PT) e a brasileira Oi modificaram a distribuição do capital em seu projeto de fusão, uma consequência da crise do Banco Espírito Santo (BES), que afetou o grupo português de telecomunicações.

A participação da PT no novo grupo, que pretende assumir uma posição importante no mercado de telecomunicações de língua portuguesa, será de 25,6%, contra os 38% previstos inicialmente, segundo um comunicado da empresa lusitana.

A modificação foi decidida depois que a holding Rioforte, integrante do grupo bancário português Espírito Santo, se declarou na terça-feira incapaz de reembolsar um vencimento de dívida de 847 milhões de euros a Portugal Telecom.

A Rioforte deve recorrer nos próximos dias à proteção da lei de falências. Após o anúncio, a ação da Portugal Telecom registrava alta na Bolsa de Lisboa. Na terça-feira, a ação do Banco Espírito Santo perdeu 14,61% e terminou a 0,38 euro, menor valor histórico.

O grupo Espírito Santo enfrenta uma grave crise desde junho, quando as autoridades descobriram que outra de suas holdings, a ESI, ocultou prejuízos que superavam 1,3 bilhão de euros. Isto precipitou a saída do presidente do banco, Ricardo Salgado, e a queda expressiva do valor da ação.

A Rioforte possui 49% do capital do Espírito Santo Financial Group (ESFG), que por sua vez é o principal acionista do Banco Espírito Santo com uma participação de 20,1%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)