(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo shopping de Betim abre com apenas 20 lojas

Centro comercial que abriu em Betim conta com 176 espaços disponíveis. Área ocupada vai aumentar, diz administradora


postado em 11/04/2014 00:12 / atualizado em 11/04/2014 12:42

Consumidores que foram ao Shopping Monte Carmo, que conta com ao menos 5 lojas âncoras, encontraram muitas lojas sem funcionar (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Consumidores que foram ao Shopping Monte Carmo, que conta com ao menos 5 lojas âncoras, encontraram muitas lojas sem funcionar (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
O Shopping Monte Carmo, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), abriu as portas para os clientes na tarde de ontem. No entanto, apenas 20 lojas das 176 disponíveis estão em funcionamento. A expectativa, segundo o diretor executivo da administradora Saphyr Shopping Centers, Paulo Stewart, responsável pelo centro comercial, é que até o final do mês pelo menos 50% da área bruta locável (ABL) esteja ocupada. “Enfrentamos algumas dificuldades, houve uma piora no ambiente geral de negócios, mas ainda assim estamos até o fim do mês com mais da metade da área ocupada”, explica.

O empreendimento do grupo Hemisfério Sul Investimentos (HIS) fica na Avenida Juiz Marco Tulio Isaac, no Bairro Ingá Alto, a menos de 10 minutos do Centro da cidade. A expectativa é de que o novo mall atenda a 1 milhão de consumidores por mês, gerando mais de 3.500 empregos diretos. “Vamos valorizar a mão de obra local e investir em atividades culturais para atrair o público betinense”, afirma a superintendente do Monte Carmo Shopping, Malu Spinola.

O mall recebeu investimentos na ordem de R$ 200 milhões. Ao todo são 172 mil m² de área total, 31 mil m² de ABL e já conta com lojas âncoras como Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas e Marisa. O novo mall também terá sete salas multiplex de cinema da rede Cineart, que devem ser inauguradas até julho e mais de 1.800 vagas de estacionamento, sendo 70% delas cobertas.

Reinaldo Sanches é um dos 20 lojistas que já está com a loja em funcionamento. Dono do self-service Garden Grill, a expectativa para os primeiros meses é receber no restaurante cerca de 50 a 200 pessoas por dia, com um aumento considerável no próximo mês, por conta do Dia das Mães. “Quando investimos em uma loja de shopping sabemos que o retorno é a longo prazo. Primeiro o público precisa conhecer para depois se fidelizar. Ainda são poucas lojas, mas até o final do mês outras serão inauguradas, atraindo público maior”, comenta.

"Enfrentamos algumas dificuldades, houve uma piora no ambiente geral de negócios, mas ainda assim estaremos até o fim do mês com mais da metade da área ocupada", diz Paulo Stewart, diretor-executivo da Saphyr Shopping Centers (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Dono de outras lojas em shoppings diferentes, ele afirma que para abrir o empreendimento foram investidos cerca de R$ 560 mil e que a expectativa é que em até seis meses ele já tenha público cativo, com movimento de até 300 consumidores por dia. “O negócio tem um tempo para amadurecer. Esperamos conseguir uma estabilidade em até seis meses. O shopping tem uma boa estrutura, além de ser próximo ao Centro da cidade, o que ajuda ainda mais”, comenta.

De acordo com o superintendente do shopping, a escolha de Betim para instalação do centro comercial levou em consideração a importância econômica do município, principalmente pelo grande parque industrial, universidades e empresas prestadoras de serviços. “Vamos atender a uma demana que já existe. Betim tem o segundo maior PIB de Minas Gerais e população de cerca de 400 mil habitantes. Temos um plano comercial realista, com certa agressividade e pretendemos estar com 80% a 90% da ABL ocupada até o final do ano”, explica. Até 2016, a empresa prevê um crescimento de 125% da área bruta locável.

Alerta

Com a inflação em alta – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alcançou variação de 0,92% em março, a maior taxa referente ao mês desde 2003 (1,23%) – e a taxa básica de juros (Selic) a 11% ao ano, a tendência, segundo especialistas, é que o consumo comece a retrair nos próximos meses. O baixo número de lojas abertas na inauguração do Monte Carmo Shopping, apenas 20 de 176, pode ser um alerta para o setor varejista.

Aposta em datas especiais


Nos shoppings recém inaugurados em Belo Horizonte e na região metropolitana, o consumo ainda é tímido, com crescimento mês a mês entre 3% a 4%. Nos dois malls inaugurados no ano passado, ainda há área bruta lócavel (ABL) de cerca de 10% sem ocupação. Para atrair maior número de consumidores, lojistas apostam em datas comemorativas como o Dia das Mães e Dia dos Namorados. Na La Ville, loja especializada em decoração no Metropolitan Shopping Betim, a expectativa é de dobrar as vendas e o movimento entre maio e agosto. “É uma época de boas vendas, com Dia das Mães e muito casamentos. Em maio chegamos a fazer listas de presentes de 70 casamentos por fim de semana”, afirma a gerente da loja, Mônica Silva.

Apesar da inflação e juros em alta, superintendentes dos centros de compras não acreditam em uma crise no varejo. “O que existe em algumas regiões do país é uma acomodação, um freio de arrumação, mas que não caracteriza uma crise. Somos um país com enorme potencial de consumo, ainda não temos não temos pessoas e empresas com endividamento em níveis que possam sugerir algum tipo de crise”, afirma Paulo Stewart, diretor executivo da Saphyr Shopping Centers, administradora do Monte Carmo Shopping.

De acordo com o superintendente do Metropolitan Shopping Betim, Rodrigo Pereira, o setor vive um momento de expectativa, de tomadas de decisão. “É impossível negar que esse ano é especial, com eleições e Copa do mundo, mas a tendência é de mercado aquecido no próximos meses com datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Namorados”, explica. Já o superintendente do Shopping Contagem, Eduardo Zucareli, afirma que a economia brasileira está menos otimista em relação aos outros anos, mas que, apesar disso, o shopping ainda consegue bons resultados. (FM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)