(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Previdência tem déficit crescente


postado em 01/03/2014 00:12 / atualizado em 01/03/2014 07:59

Antonio Temóteo

 

Brasília – A redução no esforço fiscal em janeiro foi afetada também pelo déficit da Previdência Social em janeiro de 2014 chegou a R$ 4,595 bilhões, conforme dados divulgados ontem pelo Tesouro Nacional. Esse rombo é 25,6% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, considerando os valores nominais. Apesar disso, a necessidade de financiamento público é maior do que o resultado do mesmo mês de 2012, quando o buraco nas contas foi de R$ 3 bilhões.

O professor do departamento de economia da Universidade de Brasília (UnB) José Carlos de Oliveira avalia que os problemas da Previdência são estruturais. O primeiro deles é que a população brasileira está envelhecendo e o número de contribuintes tende a diminuir. E por outro lado a quantidade de beneficiários que deixam de contribuir e requerem a aposentadoria aumenta. “Outro ponto negativo é o fato de que as pessoas têm acesso as pensões por tempo de contribuição, com idade baixa e com uma expectativa de vida maior”, explica.

Oliveira ainda ressalta que a decisão política de tornar a Previdência universal, até para aqueles que não contribuem, pesa no aumento do rombo. Além disso, ele relembrou que atrelar o valor da aposentaria ao salário mínimo é um gatilho com potencial danoso por há um indexação nesse processo. "Ainda temos os problemas nas concessões de pensões que dispararam nos últimos anos. Há casos em que um conjuge morre aos 24 anos e sobrevivente recebe o benefício por 50 anos. Em outros países esse pagamento é provisório até que o cidadão consiga recompor as finanças", completou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)