(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FHC diz que Brasil precisa de ar e sangue novos em cerimônia dos 20 anos do Plano Real


postado em 25/02/2014 14:57

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu, nesta terça-feira, que o Brasil precisa de "ar novo" e "sangue novo". Em solenidade no Senado de homenagem aos 20 anos do Plano Real, o ex-presidente disse que a democracia requer sempre renovação e que está na hora de mostrar ao país que há caminhos. "É preciso ter coragem para dizer as coisas, sem agressividade, mas com clareza: já está passando da hora, há momentos em que é preciso renovar", afirmou.


Sob risos da plateia, Fernando Henrique disse que a sua geração "já passou". "Somos todos octogenários, nós já morremos". Segundo ele, é preciso "passar para outra geração", uma vez que o País tem muita gente jovem e com entusiasmo para mudar.

O ex-presidente afirmou que o Brasil está avançando e destacou que é bom que avance mesmo. Mas defendeu que chegou o momento de o País tomar novos rumos. "Nós ainda estamos com os olhos no passado", disse. Ele destacou que a economia contemporânea requer inovação. "Nós descuidamos disso, estamos sentindo que está pulsando e que é preciso de uma nova palavra para abrir novos horizontes para o Brasil", continuou.

Fernando Henrique disse ter sido criticado durante suas gestões porque não foi aprovada uma ampla reforma política. Mas, numa crítica ao governo Dilma Rousseff, disse que o momento chegou diante do quadro de fragmentação partidária. "Agora não dá mais, não dá mais, não é possível conviver com 30 partidos e 39 ministérios. É a receita para a paralisação da administração".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)