(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petrobras produziu 2,36 mi de barris de óleo em dezembro


postado em 31/01/2014 11:01

São Paulo, 31 - A Petrobras informa que a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil, em dezembro de 2013, foi de 2,362 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), 0,8% acima dos 2,342 milhões boed extraídos em novembro. A produção somente de petróleo atingiu a média de 1,964 milhão barris/dia (bpd) e foi 0,4% maior que a de novembro (1,957 milhão bpd).

Incluída a produção operada pela Petrobras para seus parceiros, no Brasil, o volume de

dezembro foi de 2,493 milhões boed e a produção somente de petróleo foi de 2,043 milhões barris/dia.

Segundo a empresa, contribuíram para o aumento da produção em dezembro, principalmente, a entrada em produção de novos poços nas plataformas P-26, no campo de Marlim, e P-56, no campo de Marlim Sul, ambos na Bacia de Campos. "Esses novos poços em produção compensaram o desvio associado à parada programada da plataforma P-53, iniciada no final de novembro e concluída em dezembro, e a parada de produção da P-20, no campo de Marlim, a partir do dia 27 de dezembro, para reparar danos causados por incêndio no sistema de produtos químicos daquela plataforma", afirmou a estatal em comunicado.

Essa unidade estava produzindo, até então, 22 mil barris por dia e a interrupção da produção nos últimos cinco dias de 2013 impactou a média de produção do mês em 3,5 mil bpd. A estimativa é que ela volte a produzir no primeiro trimestre de 2014.

Também em dezembro foi concluída a venda da parcela pertencente à Petrobras no Parque das Conchas. A operação foi aprovada pela ANP em 18 de dezembro de 2013. Com isso, a partir de 19 de dezembro deixaram de ser computados diariamente cerca de 12 mil bpd na produção da Petrobras no Brasil, impactando a média mensal em 5,0 mil bpd.

Gás natural

O volume de gás natural produzido pela Petrobras no Brasil, em dezembro, foi de 63,308 milhões de metros cúbicos por dia, 3% acima dos 61, 296 milhões de metros cúbicos por dia produzidos no mês anterior.

Incluída a parcela operada pela Petrobras para as empresas associadas, o volume alcançou 71 milhões de metros cúbicos por dia, com um aumento de 3,2% em relação a novembro, quando foram produzidos 68,794 milhões de metros cúbicos por dia. De acordo com a empresa, contribuiu para o aumento da produção de gás o término da parada programada da plataforma de Mexilhão, na Bacia de Santos.

Exterior

A extração total de petróleo e gás natural no exterior, em dezembro, foi de 188.046 boe/d, uma

queda de 3,1% em relação aos 194.078 boe/d produzidos no mês anterior. "Essa redução

resultou da parada de produção para instalação dos umbilicais de potência e bombas

submarinas nos campos de Cascade & Chinook, nos EUA", afirma a estatal.

Desse total, a produção de gás natural foi de 14,861 milhões de metros cúbicos por dia, 0,6% abaixo do volume produzido no mês de novembro que foi de 14,944 milhões metros cúbicos por dia devido principalmente à parada de produção nos campos da bacia Austral (Santa Cruz I, Santa Cruz I Oeste e Santa Cruz II), na Argentina, decorrente de uma paralisação sindical.

A produção exclusiva de petróleo nos campos da companhia no exterior, em dezembro, foi de 100.575 barris diários, 5,2% abaixo dos 106.122 bpd, produzidos em novembro. Essa redução resultou da parada de produção para instalação dos umbilicais de potência e bombas submarinas nos campos de Cascade & Chinook, nos EUA, segundo a empresa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)