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Estado de Minas

Anastasia visita aeroporto de Zurique, sócio do consórcio AeroBrasil, que administrará Confins

A concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) foi definida em leilão realizado em novembro de 2013 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa)


postado em 21/01/2014 14:54 / atualizado em 21/01/2014 15:34

O governador Antonio Anastasia visitou, nesta terça-feira, o aeroporto de Zurique (Suíça), sócio operacional do consórcio AeroBrasil, que vai administrar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Acompanhado do presidente da Flughafen Zurich, empresa administradora do aeroporto suíço, Thomas Kern, Anastasia destacou as melhorias que poderão ser feitas no Aeroporto de Confins a partir da concessão dos seus serviços.

“Discutimos todos os aspectos da nova operação, em especial os investimentos para a segunda pista, as necessárias melhorias no funcionamento do Aeroporto de Confins e também o tema do aeroporto indústria. Foi um encontro muito importante para avaliar as melhorias que serão feitas no principal aeroporto de Minas Gerais, a partir da concessão de seus serviços”, disse o governador. O presidente da Flughafen Zurich deverá vir a Belo Horizonte, em março. Também participaram da visita ao Aeroporto de Zurique os diretores da CCR que irão coordenar as questões relativas à concessão do Aeroporto de Confins.


A concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) foi definida em leilão realizado em novembro de 2013 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O consórcio AeroBrasil é composto pela CCR (sociedade dos grupos Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa), pela suíça Flughafen Zurich e pela alemã Flughafen Munchen, que venceu a licitação por R$ 1,82 bilhão, valor que representa um ágio de 66% sobre o lance mínimo exigido, que era de R$ 1,096.

O prazo de concessão é de 30 anos, com possibilidade de prorrogação de até cinco anos. O sistema de concessão é de partilha entre governo federal e iniciativa privada. Os consórcios vencedores ficarão com 51% do controle de cada aeroporto; a Infraero terá 49%.

Melhorias em Confins


Com a concessão do Aeroporto, deverão ser feitas obras como a construção de um novo terminal de passageiros com, no mínimo, 14 pontes de embarque e ampliação do pátio de aeronaves até abril de 2016; segunda pista independente até 2020, com investimentos estimados em R$ 3,5 bilhões. A gestão privada começa oficialmente dia 17 de março deste ano, sendo que os primeiros seis meses serão de transição com a Infraero ainda no comando. O consórcio ficará com 51% do controle sobre o aeroporto, a Infraero 49%.

Além das obras obrigatórias o concessionário precisará cumprir 32 indicadores de qualidade de serviço, como a disponibilidade de assentos, elevadores e escadas rolantes. Há também a previsão de melhorias de curto prazo na infraestrutura, como banheiros, sinalizações e acesso gratuito a internet.

Flughafen Zürich AG

Concessionária que opera o Aeroporto Internacional de Zurique, a Flughafen Zürich AG é uma empresa com atuação diversificada. Em 2012, empregava aproximadamente 1.6 mil pessoas. O Aeroporto Internacional de Zurich é a porta de acesso da Suíça para o mundo.

Em 2012, cerca de 25 milhões de passageiros partiram, chegaram ou fizeram transferências pelo Aeroporto de Zurich, o maior hub de transportes e o mais importante centro comercial e motor econômico da região, com a presença de 270 companhias que empregam 24 mil pessoas. É o terceiro melhor aeroporto europeu e o sétimo melhor aeroporto do mundo, segundo o ranking da SKYTRAX.


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