(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bovespa suspende negociação com ações da OSX, empresa naval de Eike

Mercado aguarda confirmação da entrada do pedido de recuperação judicial na Justiça, aprovado pelo conselho da empresa na sexta


postado em 11/11/2013 15:31 / atualizado em 11/11/2013 15:42

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) suspendeu nesta segunda-feira os negócios com as ações da OSX, empresa de construção naval de Eike Batista. A decisão acontece depois que o conselho da OSX aprovou na última sexta-feira o pedido de recuperação judicial, seguindo os passos da principal empresa do Grupo EBX, OGX Petróleo e Gás, que também aprovou o pedido há nove dias.

A expectativa é de que o pedido seja feito ainda nesta segunda com as controladas, OSX Construção Naval e OSX Serviços Operacionais. De acordo com comunicado ao mercado, a Bolsa brasileira informou que os negócios com as ações da empresa ficam suspensos a partir do pregão desta segunda no aguardo da confirmação da efetiva entrada em juízo do pedido de recuperação judicial. O comunicado diz que a Bovespa também solicita os documentos que instruíram o pedido.


De acordo com o fato relevante da empresa, o conselho de administração aprovou o pedido "em caráter de urgência". A companhia também anunciou na última sexta a demissão do presidente da OSX, Marcelo Gomes. O executivo Ivo Dworschak Filho, diretor de construção naval da empresa, acumulará a função.

Na semana passada, a OSX Brasil já havia informado que poderia "vir a exercer o direito legal à recuperação judicial, caso a sua administração verifique ser esta a medida mais adequada para a preservação da continuidade de seus negócios e a proteção dos interesses da OSX e dos interesses de seus stakeholders". O comunicado da companhia de construção naval foi divulgado um dia após a petroleira OGX, ter entrado com pedido de recuperação judicial, diante de dificuldades financeiras.

Extremamente ligada ao desempenho da OGX, a empresa de construção naval foi criada com o objetivo principal de atender as encomendas da petroleira do empresário Eike Batista. Há duas semanas, a OSX conseguiu adiar o pagamento de um empréstimo ponte de R$ 518 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está ainda em negociação com a Caixa Econômica para estender o prazo de pagamento de outro empréstimo, no valor de R$ 400 milhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)