Com a entrada em funcionamento da nova fábrica de Havaianas, inaugurada ontem em Montes Claros, no Norte de Minas, a Alpargatas (dona da marca) pretende ampliar sua participação no mercado internacional. “Atualmente, 12% da produção é exportada. A meta é de que esse percentual alcance 25% até 2020”, anunciou a diretora da Unidade de Negócios Sandálias do grupo, Carla Schmitzberger.

O presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, disse que, de olho no crescimento do mercado, a empresa já pensa na ampliação da unidade do Norte de Minas, que recebeu investimentos e R$ 279 milhões e vai gerar 2,5 mil empregos diretos. Utsch afirmou ainda que à época que o grupo iniciou o processo de escolha do local para receber o empreendimento (entre 2009 e 2010), os chineses entraram na disputa pela nova fábrica.

“Na China, os custos seriam 8% mais barato. Mas escolhemos o Brasil, pois até pela variação do câmbio essa diferença de custo pode ser compensada”, afirmou Utsch, que ressaltou a importância de incentivos do governo do estado e do município. Ele ressaltou ainda que a nova unidade recebeu financiamento de R$ 100 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste.

A fábrica conta com uma área construída de 53 mil metros quadrados e foi erguida num terreno de 360 mil metros quadrados, no Distrito Industrial de Montes Claros. “Temos terreno suficiente para uma futura ampliação, podendo até triplicar a nossa unidade aqui”, afirmou Utsch. A unidade entrou funcionamento com uma produção de 102 milhões de pares de sandálias por ano, o que vai garantir aumento de 40% da capacidade produtiva das Havaianas. O grupo deverá alcançar a produção de 260 milhões de pares de sandálias por ano, sendo que possui também duas fábricas no Nordeste e outra unidade na Argentina. Conta ainda com dois centros de distribuição nos Estados Unidos e Europa.

A marca Havaianas já está presente em 106 países. De acordo com Carla Schmitzberger, a meta do grupo é ampliar as vendas, principalmente, nos mercados de países populosos, como Índia e China. Dessa forma, cerca de 20% a 25% da produção da fábrica de Montes Claros deverá ser destinada à exportação, saindo pelo Porto de Santos.

TECNOLOGIA Além da tecnologia avançada, a unidade das Havaianas no Norte de Minas tem um diferencial pela sustentabilidade ambiental. O projeto conta com sistema de reutilização da água em jardins e banheiros. Na entrada da fábrica, chamam atenção um conjunto de painéis de energia solar, que vão garantir o aquecimento da água de chuveiros usados pelos operários e parte da iluminação externa. A unidade também aproveita a iluminação e ventilação naturais.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do governador Antonio Anastasia e dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da Agricultura, Antônio Andrade. Durante o evento, Anastasia destacou que a implantação da fábrica da Alpargatas irá “beneficiar não só Montes Claros, mas todo o Norte do estado”, além de proporcionar geração de emprego e aumento da arrecadação. “Passaremos a produzir em Minas um ícone da brasilidade”, afirmou o governador, referindo-se às sandálias Havaianas.