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Estado de Minas

Anvisa proíbe distribuição de lote do ketchup Heinz

Laudos apontaram fragmentos de pelo de roedor no produto


postado em 20/08/2013 15:47 / atualizado em 20/08/2013 16:01

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e a comercialização do lote 2K04 do produto Tomato Ketchup, da marca Heinz, com prazo de validade até janeiro de 2014. A decisão, que vale para todo território nacional, foi publicada na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial da União. A apreensão ocorreu por terem sido encontrados fragmentos de pelo de roedor no produto.

De acordo com o documento, para determinar a proibição, a Anvisa considerou, entre outros documentos, o Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André (SP), cujo resultado foi insatisfatório por detectar os fragmentos na amostra analisada.

A Resolução também levou em conta o comunicado do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo que suspendeu a comercialização no estado, determinou a interdição das unidades o que forem encontradas e o recolhimento pela empresa Coniexpress S/A Indústrias Alimentícios, que é a importadora do lote do produto.

Procurada pelo em.com.br, a Heinz Brasil informou que o lote com numeração 2K04, importado do México em 2012, já não está em circulação no mercado. Em nota, a Heinz Brasil explicou que "a companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Santiária (Anvisa) para identificar alguma suposta desconformidade nesse lote específico. Todos os produtos da Heinz são fabricados com o mais alto padrão de qualidade, seguem as normas sanitárias internacionais e passam por rigorosos controles de produção e qualidade, atestados pela fiscalização dos órgãos competentes. A Heinz reafirma seu total respeito, transparência e compromisso com o consumidor, com o foco constante na máxima qualidade de seus produtos, comprovada e reconhecida em todo o mundo".   

A empresa disponibiliza o telefone 0800 773 7737, o email sac@heinzbrasil.com.br e o site www.heinzbrasil.com.br para mais informações.

Procon notifica Heinz


Também nesta terça-feira, o Procon-SP notificou a Heinz Brasil para que preste mais esclarecimentos sobre o recolhimento do produto. Dentre outras informações, a empresa deve descrever a natureza do defeito e dos potenciais riscos que oferece à saúde e segurança dos consumidores, assim como os procedimentos adotados junto aos mesmos para reparação do defeito.

O Procon-SP esclarece que o consumidor que tiver a nota fiscal poderá trocar o produto, ou ser ressarcido – com a devolução do valor pago – no local da compra. Caso não tenha a nota fiscal, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante. (Com Agência Brasil)


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