(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OCDE propõe ao G20 medidas contra a optimização fiscal


postado em 19/07/2013 10:17

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) publicou nesta sexta-feira 15 propostas aos países do G20 para lutar contra a optimização que os grandes grupos internacionais utilizam para pagar a menor quantidade de impostos possível.

Este plano de ação para lutar contra a erosão da base de imposição e a transferência de lucros foi apresentado em Moscou, em uma reunião de ministros das Finanças e diretores de Bancos Centrais dos países do G20. França, Alemanha, Grã-Bretanha e Rússia apoiam a iniciativa.

O tema é particularmente sensível pelas polêmicas em alguns países provocadas pelos métodos de optimização fiscal de grandes grupos como o Google, entre outros.


Em uma situação econômica tensa, é "impossível justificar ante os cidadãos que grandes grupos aproveitem as decisões do sistema para pagar poucos impostos", afirmou o ministro francês da Economia, Pierre Moscovici, à imprensa.

"A optimização pode comprometer a integridade e a equidade de nosso sistema fiscal", assegurou, por sua parte, o secretário-geral da OCDE, o mexicano Angel Gurría.

Entre as medidas propostas, o ministro britânico de Finanças, George Osborne, destacou "a sugestão de que as empresas comuniquem as rendas país por país".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)