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Estado de Minas

Empresa mineira investe R$ 1,5 milhão em linha de cosméticos com planta do cerrado

Macaúba, palmeira nativa em Minas, é usada em linha industrial pela primeira vez


postado em 12/06/2013 18:35 / atualizado em 12/06/2013 19:00

A empresa mineira Macaúba Brasil, presente no mercado há dois anos, anunciou um investimento de R$ 1,5 milhão para produção de cosméticos a base de macaúba, palmeira nativa do cerrado brasileiro, muito presente em Minas Gerais. Com sede em Leopoldina, Zona da Mata, a Macaúba Brasil ganhou recentemente uma verba governamental para fomentar as pesquisas de novas fórmulas com interação entre o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade Federal de Viçosa.

Desde setembro de 2012, a empresa comercializa uma linha de produtos profissionais para o cabelo das brasileiras, cuja matéria-prima é o extrato da amêndoa da fruta da macaúba. De acordo com a diretora de pesquisa e inovação da Macaúba Brasil, Patrícia Ferraz, a linha possui xampu, máscara, óleo e spray de brilho.

Para o desenvolvimento dos produitos, a Macaúba Brasil conta com terapeutas capilares, farmacêuticos, dermatologistas, entre outros pesquisadores. Segundo Patrícia Ferraz, "o investimento em pesquisa e

(foto: Divulgação Macaúba Brasil )
(foto: Divulgação Macaúba Brasil )
desenvolvimento nos torna uma pequena empresa nos padrões de qualidade das concorrentes de grande porte”, afirma.

A diretora explica ainda que o uso da macaúba pela indústria cosmética ajudará diretamente a economia do país, incentivando melhorias das técnicas de exploração e o surgimento de novos empreendedores. “Dessa forma, mostraremos que temos capacidade de concorrer de igual para igual, frente a qualquer produto liderado por uma empresa estrangeira”, disse Patrícia.

A Macaúba Brasil possui distribuidores nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Goiás e Rio de Janeiro, e está presente em outras regiões do país, por meio da venda direta aos consumidores finais. A empresa já possui planos para abranger a atuação no mercado. De acordo com Patrícia Ferraz, no próximo ano a Macaúba Brasil pretende lançar uma linha voltada para a estética e começar a exportar seus produtos. “Já temos procura para vender nossa linha fora do país, mas precisamos definir ainda algumas questões antes de começarmos a exportar nossos produtos”.


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