(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DICAS

Consumidor precisa preparar orçamento para o Dia das Mães, Namorados e férias

Colocar as contas na ponta do lápis e envolver toda a família na definição das prioridades são ações fundamentais para não cair no descontrole financeiro


postado em 03/04/2013 10:39 / atualizado em 03/04/2013 11:01

Consumidor precisa ter consciência na hora de comprar a prazo para não acumular vários parcelamentos(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Consumidor precisa ter consciência na hora de comprar a prazo para não acumular vários parcelamentos (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Após se livrar dos gastos de início de ano como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, cartão de crédito com gastos das férias e festas de final de ano, e muito mais, o consumidor precisa preparar o orçamento para as despesas com o Dia das Mães, Namorados e férias de julho.

Segundo os economistas da Serasa Experian, as pessoas acabam se descontrolando financeiramente, porque costumam gastar mais do que a sua capacidade de pagamento. Por isso, é fundamental planejar, colocando todas as contas na ponta do lápis, até mesmo o cafezinho do dia a dia. Também é importante envolver toda a família na definição das prioridades do ano, inclusive ser transparente quando for necessário o corte de gastos.

O consumidor precisa ter consciência na hora de comprar a prazo para não acumular vários parcelamentos. Dividir um presente em muitas vezes, por exemplo, pode não ser um bom negócio se o comprador não tiver disciplina financeira. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o consumidor deve avaliar se as novas parcelas assumidas podem ser suportadas pela sua renda mensal, que já contempla o pagamento de despesas correntes e essenciais, como alimentação, água, luz, telefone, escola, remédio, prestações, financiamentos, reserva para o fundo emergencial, entre outras.

No caso das férias, um bom planejamento pode ajudar o consumidor a economizar. Quem organiza a viagem antecipadamente sai ganhando com promoções em tarifas, hotéis, companhias aéreas e agências de viagem. Segundo os economistas da Serasa Experian, a tendência é de que os preços subam cada vez mais com a proximidade das férias.

Os economistas também orientam que o consumidor faça um fundo de reserva mensal para emergências. Isso vai ajudá-lo a não prejudicar suas finanças quando acontecer alguma eventualidade, já que terá dinheiro para cobrir parte ou todo o gasto com a despesa.

Para o consumidor que não conseguiu se livrar totalmente do acúmulo de contas do primeiro trimestre do ano e carregou parte das despesas para os próximos meses, a orientação dos economistas da Serasa Experian é priorizar o pagamento dessas dívidas, evitar novas despesas durante este período e se controlar nas compras para as próximas datas comemorativas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)