(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produção de petróleo e gás cai 5,5% em janeiro, diz ANP


postado em 07/03/2013 11:46

A produção brasileira de petróleo e gás natural apresentou retração em janeiro de 2013, na comparação com igual período do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A produção total do País alcançou 2,531 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), retração de 5,5% nessa base comparativa.

A produção nacional exclusiva de petróleo somou 2,054 milhões de barris por dia (bpd), queda de aproximadamente 7,9% ante janeiro de 2013. No segmento de gás natural, por outro lado, a produção cresceu aproximadamente 6,6% em igual base comparativa, ao totalizar 75,9 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).


Situação semelhante ocorre na comparação entre janeiro deste ano e dezembro de 2012. Nesse caso, a produção total caiu aproximadamente 2%, puxada principalmente por uma retração de 2 4% na produção de petróleo. A produção de gás natural encolheu 0 4% nessa base comparativa.

A produção de petróleo e gás na região chamada de pré-sal totalizou 319 mil boe/d em janeiro, proveniente de 24 poços em operação. A produção de petróleo alcançou 264 mil bpd e a de gás natural 8,9 milhões dem³/d.

Segundo a ANP, foram queimados aproximadamente 3,9 milhões de m³/d em janeiro, redução de 13,2% em relação a janeiro de 2012 e de 9,8% ante dezembro do ano passado. Do total de gás natural queimado, 99,8% são oriundos de concessões na Fase de Produção e 0,2% de testes de longa duração (TLDs) em Fase de Exploração. Considerando apenas as concessões na Fase de Produção, o aproveitamento de gás natural no País ficou em 94,9% ao longo de janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)