(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mantega ameaça subir IOF, se dólar encostar em R$ 1,85


postado em 08/02/2013 08:51

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, na quinta-feira, que o governo não deixará que o dólar volte ao patamar de R$ 1,85 e está disposto a intervir no mercado de câmbio para impedir que isso aconteça. Dentre as medidas que o governo poderá adotar, Mantega citou a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de ingresso de moeda estrangeira no País e a compra de dólares no mercado. As declarações do ministro foram dadas em entrevista à Reuters.


"Se houver tendência especulativa, aumentaremos a intervenção: posso comprar mais reservas e posso reconstituir os IOFs (que foram reduzidos)", disse, acrescentando que o dólar está flutuando em uma faixa adequada. Na avaliação do ministro, contudo, "o câmbio está flutuando mais ao sabor do mercado" e "encontrou faixa de flutuação razoável".

Na entrevista, Mantega voltou a negar que esse tipo de controle informal do câmbio visa segurar a escalada atual da inflação, cujo pico, em sua análise, foi atingido em janeiro. "A projeção é de que janeiro foi o pico. Eu não tenho projeção até dezembro, mas nos próximos meses ela (inflação) vai para baixo", afirmou. Indagado sobre a opinião do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, de que a inflação preocupa e que seu nível recuará apenas no segundo semestre, Mantega disse: "Por isso é que nós somos independentes, a opinião dele pode ser diferente da minha".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)