(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partidos espanhois anunciam indenização para acionistas


postado em 29/01/2013 14:41

Os dois principais partidos políticos da Espanha alcançaram um acordo para permitir que acionistas que perderam dinheiro com ações preferenciais de diversos bancos em dificuldade possam recuperar o que investiram, segundo informaram porta-vozes das duas legendas no Parlamento nesta terça-feira.

Os detalhes do acordo serão anunciados em uma entrevista coletiva à imprensa, afirmou o porta-voz do Partido Popular, que tem a maioria dos assentos no Parlamento. A porta-voz do Partido Socialista disse que seu partido também fará uma coletiva de imprensa separada.

Mais de 700 mil espanhóis depositaram seu dinheiro - em muitos casos, toda a sua poupança - em ações preferenciais de alto retorno e bônus subordinados emitidos por seus bancos na última década. Quando a crise econômica eclodiu na Espanha, os valores dos ativos despencaram, tornando praticamente impossível revendê-los. Muitos clientes reclamam que foram enganados e que os banqueiros garantiram que esses ativos eram tão seguros quanto os depósitos.

Alguns bancos ofereceram aos clientes a opção de trocar ações preferenciais por depósitos ou ações ordinárias, mas a União Europeia, que emprestou dinheiro à Espanha para recapitalizar seus bancos, bloqueou esses acordos, dizendo que eles têm que dividir o fardo com os contribuintes e assumir algumas perdas.

O problema afeta acionistas preferenciais do Bankia, Novaglicia e Catalunya Banc, que poderão se beneficiar da nova medida anunciada pelos partidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)