(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Starbucks ameaça suspender investimentos no R.Unido


postado em 27/01/2013 20:34

A rede norte-americana de cafeterias Starbucks ameaçou suspender milhões de libras esterlinas em investimento no Reino Unido após críticas feitas à empresa pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, informou hoje o jornal Sunday Telegraph.

Na quinta-feira passada, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Cameron criticou empresas como a Starbucks, que usam esquemas para contornar o pagamento de impostos no país. Atualmente, empresas internacionais podem transferir para outros países a cobrança de impostos sobre lucros obtidos no Reino Unido.

Segundo fontes próximas à Starbucks citadas pelo jornal, a empresa pode suspender investimentos de 100 milhões de libras (US$ 158 milhões) em novas lojas. Executivos da Starbucks teriam exigido uma reunião com Cameron após os comentários do primeiro-ministro.

"O premiê está usando a empresa como alvo para ataques injustos. Uma empresa que, não devemos esquecer, comprometeu-se a pagar impostos agora e no futuro", disse uma fonte citada pelo jornal.

Kris Engskov, diretor administrativo da rede no Reino Unido, reuniu-se com autoridades na residência do primeiro-ministro na sexta-feira, em meio a preocupações quanto à "politização" da questão dos impostos, informou o jornal.

A Starbucks vem sendo pressionada desde a revelação, no ano passado, de que pagou apenas 8,6 milhões de libras em impostos no Reino Unido desde 1998, apesar de ter gerado receita de 3 bilhões de libras no período. A empresa confirmou que não pagou impostos sobre lucros nos últimos três anos. Segundo executivos, a divisão britânica da rede, que emprega cerca de 9 mil pessoas, não é lucrativa.

No entanto, a Starbucks se comprometeu a pagar 20 milhões de libras em impostos nos próximos dois anos, devido às críticas de parlamentares e consumidores


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)