(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Contração da atividade na Eurozona caiu em dezembro


postado em 04/01/2013 09:09

A contração da atividade na Eurozona caiu em dezembro graças à Alemanha, que voltou a crescer, e embora países como França, Itália e Espanha permaneçam afundados na recessão, segundo o gabinete Markit, que elabora o índice PMI.

O índice PMI, publicado nesta sexta-feira, foi de 47,2 pontos na Eurozona em dezembro, levemente inferior ao de uma primeira estimativa e muito superior ao de novembro (46,5).

Quando o índice supera os 50 pontos significa que a atividade cresce, e quando está abaixo mostra que ela se contrai.


Estes resultados "deixam entrever uma possível atenuação da forte recessão atravessada pela Eurozona", afirma Chris Williamson, economista-chefe do Markit.

De fato, "nas quatro principais economias da região, os índices PMI nacionais registraram em dezembro os níveis mais altos em vários meses, o que demonstra que a contração se desacelera na França, Itália e Espanha e a atividade se estabiliza na Alemanha".

Na Alemanha, primeira economia da Europa, o índice foi de 50,3 em dezembro, seu nível mais alto em oito meses. Na Itália, foi de 45,7, o nível mais alto em 11 meses. Na Espanha era de 43,9, seu nível mais alto em nove meses, enquanto a França registrava 44,6, o maior valor em quatro meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)