(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Horas trabalhadas crescem 0,5%, mas indústria mantém ociosidade, diz CNI

Indicadores Industriais da CNI mostram que a utilização da capacidade instalada permaneceu


postado em 07/12/2012 18:09

As horas trabalhadas na produção aumentaram 0,5% e o emprego na indústria cresceu 0,2% em outubro em relação a setembro, na série com ajuste sazonal. Mesmo assim, o faturamento do setor caiu 1%, na mesma base de comparação, e a utilização da capacidade instalada se manteve em 81%, informa a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta sexta-feira, 7 de dezembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o estudo, outubro foi o quarto mês consecutivo em que a utilização da capacidade instalada da indústria de transformação permaneceu estável. O indicador também ficou 0,4 ponto percentual menor que o de outubro do ano passado. Isso mostra que, apesar da recuperação da atividade, a indústria continua ociosa. "Ainda não há sinal de crescimento firme e constante. A recuperação da indústria é gradual", diz o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.


Os Indicadores Industriais revelam, ainda, que a massa real de salários aumentou 2,7% em outubro ante igual mês de 2011. O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria teve alta de 2,7% na mesma base de comparação.

A avaliação dos 19 setores pesquisados indica que a indústria de outros equipamentos de transporte, que produz reboques e carrocerias e navios, é a que apresenta maior dificuldade de recuperação. O faturamento do setor caiu 28,1% e as horas trabalhadas na produção recuaram 16,4% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. A utilização da capacidade instalada ficou 8,9 pontos percentuais abaixo da de outubro de 2011.

O melhor desempenho em outubro foi o da indústria de produtos químicos. O faturamento do setor cresceu 5,2%, as horas trabalhadas na produção aumentaram 4,2%, e o emprego, 2,1%, em outubro diante do mesmo mês do ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)