(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preço no varejo desacelera na prévia do IGP-M, diz FGV


postado em 09/11/2012 17:38

A primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de novembro, divulgada nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), traz uma desaceleração mais acentuada da inflação no varejo do que nos indicadores anteriores. O Índice de Preços ao Consumidor - M (IPC-M) apresentou alta de 0,16% na primeira prévia de novembro, após uma variação de 0,41% no mesmo período de outubro.

Segundo o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Salomão Quadros, o varejo reflete a queda dos produtos agrícolas que vem sendo registrada no atacado. A expectativa é de que o cenário permaneça até os primeiros meses de 2013.


A perda de ritmo das variações de preços para o consumidor final se deve ao grupo de alimentação, cuja taxa passou de alta de 0 66% na primeira prévia de outubro para uma queda de 0,29% na primeira prévia de novembro. Entre os alimentos, o destaque foi a carne bovina (de 2,72% para -1,78%).

"O quadro é de flagrante desaceleração. Não sei se a taxa negativa chega ao fim do mês, mas será uma taxa baixa, certamente", afirmou Quadros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)