Publicidade

Estado de Minas

Aneel debate pré e pós- pagamento da energia elétrica na capital


postado em 13/09/2012 08:40

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza nesta quinta-feira uma audiência pública para debater e receber propostas para a norma que regulamentará o pré-pagamento e o pós-pagamento eletrônico do consumo de luz. Também será discutida uma proposta de regulamentação para novos serviços que as distribuidoras de energia elétrica poderão oferecer aos consumidores. A reunião será às 14h, na sede do Sindieletro.


A Aneel está propondo a implantação de um sistema de pré-pagamento da energia elétrica nos moldes do que já é feito na telefonia móvel. Mas, no caso da energia, o que a Agência pensou, até o momento, é um modelo em que o consumidor adquire seus créditos em postos de venda e os insere no medidor eletrônico. A distribuidora de energia instala o equipamento, gratuitamente para a leitura do consumo em tempo real. O sistema de créditos para o pré-pagamento consideraria como valor mínimo 1,0 quilowatt (kWh), com a exceção da primeira compra de créditos, cujo valor inicial seria de 5,0 kWh, sem prazo de validade.

As contribuições dos cidadãos e instituições para a norma de pré-pagamento da conta de luz poderão ser encaminhadas até o dia 25 de setembro, por meio das audiências públicas da Aneel ou pelo e-mail ap048_2012@aneel.gov.br. Sugestões também podem ser enviadas pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF).


Publicidade