(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo opera em alta com dados do PIB alemão e francês Comente


postado em 14/08/2012 09:13

Os contratos futuros do petróleo operam em alta nesta terça-feira, após a divulgação de dados ligeiramente melhores do que o esperado das economias alemã e francesa. Os indicadores acalmaram os investidores em relação à situação dos dois países-chave da zona do euro.

Na Alemanha, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, superando a expectativa de 27 analistas consultados pela Dow Jones, que previam uma elevação de 0,2%. Já na França, o PIB registrou variação zero na mesma comparação, também vindo acima das estimativas, que indicavam uma contração de 0,1%.

Números positivos de PIB normalmente sustentam os preços do petróleo, dado que economias mais ativas significam aumento de comércio e consumo, o que alimenta a demanda pela commodity.

Além dos dados macroeconômicos, problemas de abastecimento em vários pontos do mundo, como Sudão do Sul, Iêmen e Síria, também dão suporte aos preços em meio às sanções impostas ao petróleo iraniano, dizem analistas.


"Não é necessariamente o que é novo, mas o que ocorre no momento presente, que leva os preços do petróleo a subir", disse Harry Tchilinguirian, chefe de estratégia para commodities do BNP Paribas, em Londres.

Também sustentam o petróleo esperanças de que os bancos centrais voltem a adotar medidas de estímulo, disse Tchilinguirian.

Mais tarde, os participantes do mercado vão acompanhar os dados de estoques comerciais de petróleo dos EUA, que o American Petroleum Institute (API) divulgará às 17h30 (de Brasília). O Commerzbank estima que houve uma queda nos estoques norte-americanos na semana passada.

Às 8h42, o contrato do petróleo Brent para setembro subia 0,12%, para US$ 113,74 o barril, na plataforma ICE, em Londres. O contrato do petróleo WTI avançava 0,23%, para US$ 92,94 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)