(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Google anuncia demissão de 4.000 na Motorola


postado em 13/08/2012 07:27 / atualizado em 13/08/2012 09:38

A empresa de internet Google anunciou nesta segunda-feira a demissão de 4.000 funcionários na Motorola, dois terços deles fora dos Estados Unidos, para tentar recuperar a fabricante de telefones celulares que comprou em maio.

O Google se comprometeu a compensar os trabalhadores afetados com "generosas indenizações" de demissão e com programas de reposicionamento profissional, informou um porta-voz da empresa em um comunicado.

A "estratégia" pretende "facilitar o retorno dos lucros na unidade de telefonia celular" da Motorola, completou.

A informação foi revelada nesta segunda-feira pelo site do jornal New York Times, que destaca que a Motorola informou aos funcionários no domingo que suprimirá 20% dos postos de trabalho e fechará um terço dos 94 escritórios em todo o mundo.

Um terço das demissões acontecerá nos Estados Unidos, confirmou ao jornal Dennis Woodside, o novo diretor geral da Motorola.

O Google não revelou até o momento nenhum detalhe sobre a localização exata das demissões fora dos Estados Unidos.

O gigante da internet destacou "compreender até que ponto isto será difícil para os funcionários envolvidos", mas informou que "espera com esta estratégia criar novas oportunidades e obter o retorno do lucro para o departamento de celulares da Motorola".


A empresa pretende retirar a Motorola dos mercados não rentáveis e interromper a produção de uma série de telefones celulares, passando a priorizar alguns modelos específicos.

Ao mesmo tempo, a Motorola reduzirá as operações na Ásia e concentrará suas atividades de pesquisa e desenvolvimento em Chicago, Sunnyvale (Califórnia) e Pequim.

Esta medida é a primeira etapa na estratégia concebida pelo Google para recuperar a fabricante do famoso celular Razr.

No ano passado, a Motorola tentou recuperar o vigor financeiro com o lançamento do tablet Xoom, mas a iniciativa teve pouco sucesso.

A Motorola foi comprada em maio pelo Google por 12,9 bilhões de dólares, uma aquisição que permite ao gigante virtual controlar a fabricação de aparelhos que utilizamn seu sistema operacional para smartphones Android, além de assumir o domínio de quase 17.000 patentes.

Rebatizada de Motorola Mobility no ano passado, depois da divisão com o setor especializado em rádios Motorola Solutions, o grupo com sede na região de Chicago apresentou as primeiras patentes de telefonia móvel nos anos 1970.

Depois de liderar o mercado por muito tempo, a empresa começou a perder terreno com o lançamento dos smartphones, um território dominado atualmente por Apple e Samsung.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)