(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Greve dos caminhoneiros chega ao fim após uma semana de transtornos

Reunião entre grevistas, representantes do governo federal e Ministério Público Federal terminou com garantia do fim das paralisações e criação de uma mesa de negociações


postado em 31/07/2012 20:46 / atualizado em 01/08/2012 13:11

A greve dos caminhoneiros, que desde a semana passada realizam bloqueios nas principais rodovias do país, foi suspensa. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira depois de concluída a reunião entre representantes do Governo Federal, Ministério Público do Trabalho e dos caminhoneiros. Ficou definida a criação de uma mesa de negociações que começará os trabalhos em 8 de agosto, com conclusão em 30 dias.

A ata da reunião, distribuída à imprensa, determina "completa e imediata" suspensão do movimento da categoria e esclarece que a mesa de negociação será responsável pela análise das reivindicações apresentadas pelos movimentos dos caminhoneiros, com a participação de todas as entidades representativas dos transportadores autônomos, bem como transportadoras e entidades dos trabalhadores do setor.

O principal fator que culminou na greve da categoria são os termos da lei federal 12.619, publicada em 30 de abril e que entrou em vigor nessa segunda-feira. Os caminhoneiros não concordam com a obrigatoriedade de meia hora de descanço a cada quatro horase a ter um intervalo de 11 horas entre cada viagem. Na reunião desta terça, todas as partes envolvidas concordaram que a mudança na legislação representa avanço na regulação do setor. Porém, ficou acordado que são necessários mecanismos para garantir a aplicabilidade da lei.

De acordo com o Ministério dos Transportes, as reivindicações do movimento grevistas serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para inclusão na pauta da reunião prevista para a próxima quinta-feira. Além disso, será proposto ao órgão a extensão do período educativo, previsto na Resolução nº 405/2012, por mais 30 dias.

O Movimento União Brasil Caminhoneiro assegurou que o fim imediato da greve foi acatado, mas esclareceu que a liberação total de todas as rodovias deve ocorrer somente nesta quinta-feira por causa do número de caminhões parados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)