(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montadoras reduzem preço no atacado, revela IGP-DI


postado em 06/06/2012 14:14

Aproveitando o movimento de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, as montadoras reduziram os preços no atacado a fim de dar um "empurrão" extra para impulsionar as vendas. A constatação foi feita pelo coordenador de análises econômicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros. No âmbito do IGP-DI, divulgado hoje pela instituição, o item automóveis para passageiro registrou queda de preços de 1,36% em maio, ante alta de 0,10% em abril.

"As montadoras estão querendo desovar seus estoques. Já que vai haver uma redução por causa do IPI, elas dão uma ajudinha", disse o pesquisador, ressaltando que esse mesmo efeito ocorreu na época da crise de 2008. A queda no atacado deve se somar à esperada no varejo, no qual incide a redução do IPI. "O efeito no varejo vai ser mais intenso, mas pode ser que demore um pouco a se tornar visível", disse Quadros.

No varejo, o item automóvel novo registrou queda de preços de 0 90% em maio, ante alta de 0,17% em abril. O pesquisador afirmou que até agora o repasse da redução do IPI no varejo se deu apenas em parte, porque as concessionárias ainda têm em seus estoques automóveis que foram faturados antes da redução do imposto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)