O faturamento do setor supermercadista mineiro registrou crescimento de 11,32% no mês de fevereiro deste ano frente ao mesmo mês de 2011. Em relação a janeiro deste ano, nem mesmo o feriado de carnaval e dois dias a menos impediram o crescimento das vendas. O resultado foi 1,17% maior, segundo pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).
No acumulado do primeiro bimestre, o desempenho é 8,81% maior do que o verificado no ano passado. Os números já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE. Esse resultado está acima do previsto pelo setor. Apesar de os empresários esperarem vendas melhores do que as de janeiro para o mês seguinte, em fevereiro muitos consumidores ainda estão em férias, fora do estado. Outro fator que retira consumidores do de Minas é o carnaval. Leva-se em conta, ainda, no menor número de dias em fevereiro.
Embora a maioria das cidades mineiras receba turistas no carnaval em quantidade inferior ao número de moradores que viajam no período, algumas atraem turistas durante o feriado, e tiveram desempenho melhor neste ano. É o caso da região Sul de Minas, onde existem mais atrações turísticas e o resultado foi o melhor entre as regiões pesquisadas, com alta de 2,68% em fevereiro.
A expectativa do setor de agora em diante é de manter as vendas aquecidas. Como o consumidor já voltou das férias de início de ano e está mais livre das despesas tradicionais do período como impostos, a tendência é de expansão.
Variação Regional
Média total de MG
1,17%
Central
0,25%
Centro-Oeste
1,01%
Norte
1,26%
Rio Doce
-0,17%
Sul
2,68%
Triângulo
0,19%
Zona da Mata
2,23%
